Blog do Prisco
Manchete

Presidente da Fecam é eleito representante da Região Sul no conselho da CNM

A nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) contará com participação do Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari), eleito como representante titular da Região Sul no Conselho de Representantes Regionais. Clenilton estará em Brasília na próxima segunda-feira (31/05) para a posse dessa nova direção da entidade. O evento será transmitido ao vivo a partir das 10h no YouTube da CNM.

“É uma responsabilidade e um desafio representar nossa região no cenário nacional. Vou trabalhar e defender as pautas inseridas na realidade dos municípios do Sul, para que tenhamos ainda mais possibilidades de prosperar”, afirmou Clenilton sobre o novo cargo para o qual foi eleito.

A CNM atua para fortalecer a autonomia dos municípios a partir de iniciativas políticas e técnicas em prol da excelência na gestão e do aprimoramento da qualidade de vida da população brasileira, a exemplo do que fazem as Federações Estaduais. Os Representantes Regionais formam um colegiado para nacionalizar o debate sobre as demandas conjuntas levantadas pelos mais de cinco mil municípios do país.

Agenda em Brasília

Clenilton aproveita a viagem para cumprir outras agendas importantes: na segunda-feira participará da reunião do Conselho Político da CNM; na terça-feira se reunirá com o Presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Giovanne Gomes da Silva, e com a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, Maria Yvelônia Barbosa; na quarta-feira com o Diretor da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Helber Vieira.

 

*”Cerimônia de posse da nova diretoria da CNM terá transmissão ao vivo; saiba como acompanhar

thumb posse diretoriaA nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) toma posse na próxima segunda-feira, 31 de maio. Por conta da pandemia, a solenidade com os representantes eleitos em março para a gestão 2021-2024 terá número reduzido de participantes e será transmitida pela internet a partir das 10 horas. Municipalistas interessados em acompanhar o momento histórico podem acessar o canal da TV Portal CNM no Youtube ou a página da entidade no Facebook.

Durante a cerimônia, o presidente Glademir Aroldi – que se despede da condução da entidade – vai apresentar os resultados alcançados no triênio 2018-2021. Em seguida, Paulo Ziulkoski retornará ao comando da Confederação após três anos. Ele foi eleito na chapa “Movimento CNM Independente”, que recebeu 1.961 votos favoráveis (98,6%). Cada membro do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais será chamado ao palco para assinar o termo de posse.

A primeira reunião de alinhamento dos integrantes do Conselho Político também será realizada na segunda-feira. Todas as medidas de seguranças sanitárias foram adotadas pela Confederação para garantir a segurança dos participantes.

Conheça os integrantes da nova diretoria:
A nova gestão tem como presidente o presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski. O Conselho Diretor será formado pelo Presidente, Vices, Secretários e Tesoureiros, a saber:
1º vice-presidente: Julvan Lacerda – ex-prefeito de Moema (MG) e presidente da AMM-MG;
2º vice-presidente: Luiz Sorvos – prefeito de Nova Olímpia (PR);
3º vice-presidente: Rosiana Beltrão – prefeita de Feliz Deserto (AL);
4º vice-presidente: Haroldo Naves – prefeito de Campos Verdes (GO) e presidente eleito da FGM; e 5º vice-presidente: Jair Souto Prefeito de Manaquiri (AM) e presidente da AAM-AM.

O 1º, 2º e 3º secretários serão, respectivamente, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira (PE) e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota; o prefeito de Santana do Seridó (RN) e ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Hudson Pereira de Brito; e o prefeito de Pedras de Fogo (PB) e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Manoel Alves da Silva Júnior.

A tesouraria da próxima gestão CNM será exercida por três líderes municipalistas. Do primeiro para o terceiro, são eles: o prefeito de Santarém (PA) e ex-presidente da Federação da Associação de Municípios do Estado do Pará (Famep), Francisco Nélio Aguiar da Silva; o prefeito de Igarapé Grande (MA) e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Furtado Luna Xavier; e o prefeito de Chorozinho (CE) e presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Francisco de Castro Menezes.

Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal da entidade terá como titulares os prefeitos de Capela (SE), Silvany Mamiak; de Bonfim (RR), Joner Chagas; e de Talismã (TO), Diogo Borges. Três gestores estarão, respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª suplência: de Amapá (AP), Carlos Sampaio ; Gameleira de Goiás (GO), Wilson Tavares ; e de Cumaru (PE), Eduardo Tabosa.

Conselho de Representantes Regionais

O titular da região Nordeste será o ex-presidente da UPB e ex- prefeito de Bom Jesus da Lapa/BA, Eures Ribeiro. Seu suplente é o presidente da APPM e prefeito de Francinópolis (PI), Paulo Morais. A região Sul terá como titular o prefeito de Araquari (SC) e presidente da Fecam, Clenilton Pereira, com o prefeito de Taquari (RS) e presidente da Famurs, Emanuel de Jesus, como suplente.
O Sudeste será representado pelo presidente da APM, Carlos Cruz. A suplência terá a ocupação do ex-Prefeito de Viana (ES) e presidente da Amunes, Gilson Daniel. A titularidade da Região Norte fica com o prefeito de Rio Branco (AC) e presidente da Amac, Sebastião Rodrigues e o prefeito de Urupá (RO) e presidente da Arom, Célio Lang, como suplente. Por fim, a Região Centro-Oeste estará representada pelo prefeito de Nioaque (MS) e presidente da Assomasul, Valdir Souza, com o presidente da AMM e ex-prefeito de Nortelândia (MT) como suplente. Confira AQUI a composição completa. ”

*AG. CNM Notícias

foto>Fecam, arquivo, divulgação