Blog do Prisco
Vídeos

Presidente do Deinfra detalha próximos passos da restauração da ponte Hercílio Luz

As obras de construção da chamada ponte segura – estrutura que vai garantir a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante a restauração completa do monumento – estão dentro do cronograma, com previsão de conclusão em outubro deste ano e investimentos de mais de R$ 10 milhões. O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, explica que para a etapa seguinte, a restauração propriamente dita, o Governo do Estado aguarda a oficialização de propostas de duas empresas que já demonstraram interesse em executar o trabalho. São elas a American Bridge e a Empa.
A Empa é a responsável pela execução do atual trabalho de construção da ponte segura das obras na Hercílio Luz e deve apresentar neste mês de setembro a proposta para assumir, também, a etapa seguinte. A empresa tem sede em Belo Horizonte, mais de 50 anos de experiência no mercado de construção pesada, com atuação em todo o território brasileiro, e faz parte do grupo português Teixeira Duarte. O grupo possui atividades e projetos nas várias áreas da construção, como edificações, infraestruturas, obras subterrâneas, ferroviárias e marítimas.
A American Bridge é a empresa americana que construiu a Ponte Hercílio Luz na década de 1920. O grupo atua desde 1900 com grandes pontes, instalações marinhas e outras estruturas de alta complexidade. Além da Ponte Hercílio Luz, tem no portfólio obras em diferentes estados americanos e em países da Europa. O Governo do Estado já iniciou tratativas com a American Bridge mas a empresa ainda não oficializou proposta para o trabalho de restauração.