Blog do Prisco
Destaques

Presidente do Sistema Faesc/Senar recebe sugestões de participantes do programa CNA Jovem

O fim de semana foi especial para o grupo de 24 jovens que concluiu a 3ª etapa do Encontro Estadual da 5ª Edição Programa CNA Jovem, em Florianópolis. No domingo (1º), os participantes receberam a visita do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, para quem apresentaram sugestões de iniciativas e ações para o desafio que havia sido proposto pelo sistema ao longo das últimas etapas. O dirigente não poupou elogios ao trabalho desenvolvido e se comprometeu em levar as ideias adiante, para que sejam executadas.

“Vocês apresentaram propostas viáveis, embasadas em indicativos. Levarei essas ideias à diretoria, para que sejam viabilizadas. Eu só tenho a agradecer o empenho de vocês”, ressaltou Pedrozo.

Esta foi a última etapa deste ciclo, que antecede os próximos encontros nacionais – para os quais nem todos os participantes serão selecionados. Por isso, o presidente da Faesc sugeriu que fosse promovido um seminário com a participação de todos que já passaram pelo programa. Na visão dele, “cada um que passou pelo programa colaborou para os resultados que estamos colhendo agora”.

O encontro do fim de semana contou com a presença do assessor técnico do Senar Central, Caio Vasconcelos, que acompanhou o desenvolvimento dos participantes ao longo do processo. “Fico feliz em ver como vocês cresceram, como se desenvolveram, se adaptaram ao método CNA Jovem”, celebrou Vasconcelos.

Durante a programação, os jovens fizeram um balanço do que foi aprendido e produzido até agora, realizaram atividades de autoconhecimento e avaliaram como o programa impactou na vida de cada um – momento que arrancou lágrimas de parte do grupo.

Visivelmente emocionada, a jovem produtora rural Thais Neres Krindges, de Concórdia, no Oeste de SC, destacou, em seu depoimento, a importância de programas como este para o desenvolvimento das pessoas que vivem no meio rural – e consequentemente para o sucesso do agro no estado.

“Quando eu entrei no programa eu senti como se estivesse sendo abraçada. Eu vejo que cada um aqui se preocupa com os agricultores da sua região. Eu amo vocês”, declarou a jovem.

Visita técnica – A agenda do grupo nestes dois dias contou, ainda, com uma visita à sede do sistema Faesc/Senar, onde os jovens foram pessoalmente recebidos pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

As atividades foram lideradas pela coordenadora do programa CNA Jovem em Santa Catarina, Fancine Iagher, e conduzidas pelos instrutores da etapa estadual, Fernando Schneider e Nilmar Paul.

“Foi uma jornada de formação e de transformação para estes jovens que chegaram até aqui. Além de impactar a vida de cada jovem, os resultados do programa impactam também as famílias, incentivando os jovens a seguirem conectados e atuando no meio rural”, avaliou a coordenadora.