Blog do Prisco
Destaques

Presidente nacional do MDB Mulher apresenta ações para intensificar participação feminina nas eleições em SC

Em passagem por Florianópolis nesta sexta (13), a presidente nacional do MDB Mulher, Fátima Pelaes, apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para garantir a efetiva participação feminina nas eleições deste ano. Em reunião da executiva estadual com a presidente catarinense, Dirce Heiderscheidt; a vice, deputada Ada De Luca; vereadoras e representantes do segmento, ela reforçou a necessidade de identificar e capacitar as pré-candidatas da sigla.

– Não basta querer ser candidata a vereadora ou prefeita, as mulheres precisam participar ativamente, planejar, construir e operacionalizar suas candidaturas. Temos o compromisso de aumentar a representatividade da mulher no cenário político – disse.

Fátima falou das temáticas eleitorais, eventos de capacitação, critérios de distribuição do fundo partidário e do Movimento Mulheres 15, que engloba uma série de ações planejadas e aprovadas pelo MDB Mulher para o biênio 2020-2021. A presidente também pediu esforço na campanha de filiação de novas mulheres, sempre visando eleger o maior número possível delas já de olho em 2022. 

Do lado catarinense, Dirce e Ada fizeram um relato da situação das mulheres na política do Estado, destacando que em 2019 foi realizado um amplo trabalho de mobilização e estímulo junto às bases. Para o planejamento deste ano, a presidente estadual apresentou a proposta de três oficinas regionais e materiais de apoio às pré-candidatas, com ampliação também da presença online. 

– Estamos trabalhando no diagnóstico e incentivando as filiações, lembrando que o prazo para quem deseja ser candidata encerra no próximo dia 3 – afirmou Dirce.

A reunião marcou ainda a filiação da secretária de Saúde de Anitápolis, Solange Back, pré-candidata à prefeitura da cidade. Conforme a deputada Ada, a união na luta pela representatividade é fundamental para enfrentar o enorme desafio que as espera: 

– Somos maioria do eleitorado e minoria na política, mudar esse quadro passe pela nossa unidade na construção e fortalecimento das candidaturas das mulheres – encerrou.