Blog do Prisco
Coluna do dia

 Pressão aumenta

Depois das manifestações de domingo, com carreatas expressivas e volumosas contra o STF e o lockdown, a pressão segue aumentando sobre os ministros-militantes petistas. O “xerife” Alexandre de Moraes, que estava se julgando acima do bem e do mal, já tem contra ele mais de 2 milhões de assinaturas na internet. A peça pede o impeachment do ex-advogado do PCC, hoje travestido de suprema toga.

Esse perdão via golpe jurídico de outro militante supremo, Edson Fachin, em favor do condenado Lula da Silva, é inaceitável. Inadmissível. Não cabe no estado democrático de Direito. Sob nenhuma hipótese.

A pressão popular e institucional sobre esse regime ditatorial imposto pelos petistas no STF começa a dar os primeiros sinais concretos.

No domingo, o “xerife” Moraes deu uma refluída em relação à prisão do deputado federal Daniel Silveira. Depois da prensa recebida por parte do decano do Supremo, o tirano xerife concedeu prisão domiciliar ao parlamentar.

Acinte, deboche

Que completaria um mês na cela da PF. Deputado federal! Uma vergonha quase que total. As medidas restritivas ainda impostas a Silveira o segregam completamente. O xerifaço, que já começa a envergonhar a histórica e lendária tirania do xerife de Nottingham, apenas liberou o parlamentar para cumprir pena em casa e participar, remotamente, das sessões da Câmara.

Isso é de uma cretinice, de uma safadeza, de uma canalhice que virou escárnio, acinte, deboche. É inverossímil.

Pesquisa

Instituto Paraná consultou mais de 2 mil brasileiros para saber o que a população acha sobre a candidatura de Lula da Silva em 2022. Mais da metade dos ouvidos, 50,4% disseram que não deve disputar. Outros 44,7% assinalaram que ele deve se candidatar.

Alhos e bugalhos

Aí oportunistas no PT já querem fazer crer que esta enquete representa intenção de voto. A coluna avalia que boa parte dos que disseram sim querem saber o real potencial de votos do ex-mito. Para verificar, como disse outrora o ex-presidente americano Barack Obama, se Lula da Silva continua sendo “o cara.” Certamente, não é mais.

Poderes

Causou profundo mal-estar no centro do poder estadual a decisão do juiz Jeferson Zanini, que, na prática, retirou os poderes do governador para decidir sobre o lockdown em Santa Catarina. E transferiu para o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), um colegiado que reúne técnicos, comissionados e de carreira, mas que são subordinados ao chefe do Executivo estadual.

O recado do magistrado foi claro! A PGE já recorreu da decisão, tentando restabelecer o quadro institucional.

Eleição na Uvesc

Marcada para o próximo dia 24, em Florianópolis, a eleição da nova diretoria da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) será adiada, se depender da vontade da maioria dos vereadores catarinenses. Em época de pandemia e com decretos do Estado e dos municípios da Grande Florianópolis impondo restrições, há grande dificuldade de deslocamento até a Capital para a votação.

Gatos pingados

Concorrente na disputa, o vereador Lucas Ramillo, de Faxinal dos Guedes, propõe a alternativa de votação online, caso a eleição seja mantida. A intenção é evitar que compareçam meia dúzia de vereadores para a eleição presencial, não dando ao pleito a verdadeira representatividade política estadual.