Blog do Prisco
Coluna do dia

Prisão e substituição

A Fecam (Federação Catarinense dos Municípios) já tem novo presidente. Com a prisão, ontem de manhã, de Orildo Severgnini, prefeito de Major Vieira, assumiu Paulo Roberto Weiss, o Paulinho, chefe do Executivo de Rodeio, que até então era o vice-presidente da entidade.

Severgnini foi preso no âmbito da Operação et patter filium, Deflagrada pelo MPSC e pela Polícia Civil. A operação cumpriu ainda 11 mandados de busca e apreensão. São investigados crimes de organização criminosa voltada para a prática de corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

Severgnini assumiu depois que o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, saiu do cargo. Ele foi preso na segunda fase das investigações. O prefeito de Major Vieira já era muito pressionado a deixar o comando da Fecam, mas ele resistia até ontem.

Na segunda-feira, Paulinho, o novo comandante da associação municipalista, estará em Florianópolis para uma coletiva de imprensa. Consta que Orildo Severgnini pode não ter cometido ilícitos apenas em sua cidade. A própria Fecam pode ter sido lesada, o que é gravíssimo, considerando-se que a entidade representa os 295 municípios do estado.

Em defesa do frango

Outra notícia que repercutiu muito, foi a notícia de que teriam sido achados traços do coronavírus numa embalagem de asas de frango no sul da China. O produto é da Aurora, empresa genuinamente catarinense. Logo em seguida, associações de produtores lançaram notas públicas defendendo a qualidade do produto estadual e brasileiro, que é exportado a mais de 150 países.

Essa história precisa ficar muito bem esclarecida, pois se houver dúvidas vindas da China, onde pode haver deslizes, todo mundo sabe, foi ali que nasceu o coronavírus, o impacto na produção e na economia brasileira pode ser enorme. É muito preocupante.

Qualidade reconhecida

Segue trecho da nota distribuída ontem pela Associação dos Criadores de Aves (Acav). “As autoridades brasileiras estão em contato com as autoridades chinesas na obtenção de informações precisas, reiterando, contudo, que o Brasil é um país de excelência na produção de proteína animal no mundo, seja pelo aspecto de sanidade, seja pela segurança dos processos produtivos, auditados reiteradamente por mais de 150 países para os quais o produto é exportado.

O processo produtivo brasileiro, reconhecido internacionalmente, sempre levou em consideração o respeito às pessoas, aos animais e ao uso intensivo de técnicas e tecnologias que levam excelência em qualidade e segurança do alimento colocando assim o Estado de Santa Catarina e o Brasil no topo da cadeia de produção e exportação de aves.”

Nova fase

A tarde de ontem foi de eventos virtuais para atos importantes da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Foram entregues  áreas para atendimento a pescadores, obras em região histórica, cessão de parque ecológico e terreno para praças e projeto para erradicar o trabalho infantil. A SPU em Santa Catarina saiu do marasmo. Passou a ser um órgão atuante, acessível e ágil dentro dos ditames da legislação após a posse do advogado Nabih Chraim como Superintendente. Nos governos esquerdistas que comandaram a SPU por décadas, o órgão era visto como aterrorizante, ultrapassado, inacessível e absolutamente burocrático e ineficaz.