Blog do Prisco
Coluna do dia

Problema recorrente

Juiz Gustavo Henrique Aracheski determinou ao Facebook que a página “Fritz Otário” fosse devidamente identificada, saindo do anonimato de um personagem e revelando a sua verdadeira autoria.  É Jean Carlos de Carvalho, filiado ao Partido Novo em Joinville desde 2018. Ele participou da convenção para a escolha dos candidatos e de lançamento da campanha do candidato a prefeito de Joinville em 2020 pelo partido, no Hotel Bourbon.

Jean Carlos é ainda marido da candidata a vereadora do Novo, Thatiana de Carvalho.

A página do Facebook “Fritz Otário” está ativa desde 17 de junho de 2020. É especializada em produção de fake news, conteúdos agressivos, sarcásticos e com acusações aos adversários políticos do candidato do Novo. Os alvos constantes da página são Fernando Krelling (MDB) e Darci de Matos (PSD).

A justiça eleitoral de Joinville está analisando o caso, e existe a possibilidade de ser constatado crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral, pois haveria ligação direta do autor da página com um partido político.

Enquadramento

Quem acusa falsamente um pretendente a cargo político com o objetivo de afetar sua candidatura poderá ser condenado à pena de dois a oito anos de prisão, além do pagamento de multa. Essa pena poderá ser aumentada em um sexto deste valor, caso o acusado use o anonimato ou nome falso.

Novo se manifesta

Depois da repercussão do caso, levantado no feriado pelo Blog do Prisco, a direção do Novo em Joinville emitiu nota oficial. Elenca quatro pontos. “Nunca tivemos conhecimento prévio sobre quem seria o autor da página “Fritz Otário” e nunca tivemos qualquer envolvimento em tal página enquanto partido; o valor número 1 do Novo é “Liberdade com Responsabilidade”; o Novo é totalmente contrário à produção e divulgação de fake News; reafirmamos o nosso compromisso irrestrito com a liberdade de expressão,” expressou o comando da sigla joinvilense.

Dr. Ulysses

Em lembrança pelos 28 anos da morte de Ulysses Guimarães, a deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB) revelou que estaria no helicóptero que caiu em Angra dos Reis (RJ), em 12 de outubro de 1992. Então chefe de gabinete do deputado federal, Ada deixou de viajar para cuidar da filha, que teve febre na noite anterior ao voo.

FRASE

“Eu podia não estar aqui com vocês hoje. Eu ia para essa viagem mas, uma das minhas filhas teve febre. Eu liguei dizendo que não ia.” Deputada Ada de Luca, rememorando os 28 anos da morte do ex-líder do MDB nacional.

Pé na estrada

Deputada Geovania de Sá passou por 21 municípios em roteiro que terminou no domingo. Ela declarou apoio às campanhas, gravou vídeos com os candidatos à majoritária e proporcional e fotografou com cada um deles.

A parlamentar tucana esteve em Treviso, Garopaba, Imbituba, Capivari de Baixo, Tubarão, Jaguaruna, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Sombrio, Nova Veneza, Siderópolis, Urussanga, Cocal do Sul, Içara, Meleiro, Turvo, Morro Grande, Ermo e Jacinto Machado. Recentemente, ela já havia cumprido agenda em 30 municípios do Oeste.

Posts relacionados

Encontro de candidatáveis

Autor

Pelo fim do Foro

leander

Aécio na berlinda

Autor