Blog do Prisco
Destaques

Procissão do Senhor Jesus dos Passos recebe título de Patrimônio Cultural do Brasil

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa conferiu o título de Patrimônio Cultural do Brasil a Procissão do Senhor Jesus dos Passos de Florianópolis. A entrega aconteceu nesta sexta-feira, 05, na capela do Hospital Imperial Caridade.

A procissão acontece há 253 anos é há 12 aguardava a titulação que só foi possível graças ao empenho do IPHAN em Santa Catarina, da deputada federal Carmen Zanotto que faz parte da Irmandade e também dos senadores Esperidião Amin e Dalírio Beber.

“A história da procissão se confunde com a do nosso Hospital de Caridade que tem 230 anos. É um reconhecimento pela realização deste lindo evento de fé e esperança. O hospital está passando por momentos difíceis, mas tenho certeza que como em 1994 quando grande parte do hospital foi destruído em um incêndio, juntos vamos superar essa crise financeira”, destaca a deputada Carmen Zanotto que foi uma das homenageadas com o certificado.

De acordo com a presidente Kátia, este ano, o sul do Brasil será prioridade para o Iphan. Ela salienta que no país 47 manifestações receberam o título de patrimônio cultural. “Este título é uma herança para as próximas gerações. Um exemplo de fé e de todos aqueles que trazem no seu coração este sentimento”, afirma Kátia.