Blog do Prisco
Artigos

PROFESSOR DAMERAU VIVE!

Hoje foi um dia duro. Daqueles que rezamos para que o tempo não nos traga. E chegou. Perdemos Dr. Ernesto Francisco Damerau.

Tudo sobre Damerau já foi dito. Reconhecemos sua obra, nos curvamos sob sua imagem no imaginário da medicina que conhecemos e somos, todos, gratos a ele e à sua família, pelo legado de conhecimento para a medicina catarinense. Por isso não vou reverberar nessa seara. Vou buscar para mim e para seus aprendizes algo muito mais sutil, mas muito mais real e palpável.

Damerau nos ensinou medicina, é verdade, mas mais do que isso, nos ensinou a ser médicos. Num contexto de conflitos conceituais sobre o que se espera de um médico, a figura simples, de inderrubável humildade de Ernesto Damerau diante da doença e do doente, ensinou a incontáveis médicos o essencial ofício de cuidar, valorizar, resgatar e respeitar a figura do doente: único e inequívoco objetivo da existência de um médico.

Claro que perder no plano físico um referencial tão importante, único como Damerau, nos põe por terra. Mas sua inexistência física não contradiz sua herança. Dentro de cada um de seus alunos vive um pedaço de Damerau, no exercício da medicina de seus seguidores, em diferentes formatos.

No senso comum de todos nós impera a força do médico. Para os mais práticos aparece o convite a ouvir os sentimentos do doente e de sua família. Para os mais técnicos surge o exemplo da experiência mutante do mestre que tratava pessoas. Para os vulneráveis vem a essência do médico que estudava todos os dias para nunca perder para a doença. Para os frustrados basta olhar para o homem que realizou todos os seus sonhos no exercício da medicina.

A medicina catarinense se despediu, hoje, de um de seus mais importantes e inigualáveis operários, mas seu legado é imortal.

Querido Professor Damerau, seu exemplo vive nos atos de muitos médicos atuantes, seu tirocínio cirúrgico segue existindo nos bisturis de muitos de nós, sua devoção à medicina e ao doente segue sendo um mantra incontestável, seu bom senso segue aceso no espírito de todos os que tiveram o privilégio de aprender consigo.

Mas é no seu exemplo de humildade que reside o nosso mais sublime norte e, ao mesmo tempo, a mais difícil conquista para seus discípulos, aprendizes que somos de sua elegância, de sua simplicidade  e da facilidade com que lidava com homens, almas, doenças e esperanças.

Aguinel José Bastian Júnior, Médico – aluno de Ernesto Damerau.

aguinel-jose-bastian-junior