Blog do Prisco
Notícias Últimas

Professores e técnicos lançam livro sobre a gestão da UFSC durante a pandemia

Obra reúne 11 autores e autoras que ocuparam funções de gestão durante a crise da covid-19 e tem apoio da Apufsc-Sindical

“Fé Eterna na Ciência”, uma frase de Oswaldo Cruz, dá título ao livro que será lançado no dia 18 de dezembro em Florianópolis. A ideia da obra surgiu de um grupo formado por sete professores e professoras e quatro servidores e servidoras técnicos-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que, entre 2018 e 2022, ocuparam funções na Administração Central da instituição.

O lançamento ocorre às 19h, na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), localizada no bairro da Agronômica. O trabalho conta, em detalhes, como a universidade enfrentou uma das suas maiores crises a partir da decisão de suspender as atividades presenciais, em março de 2020, até a retomada presencial, em abril de 2022.

Dividido em 12 capítulos, trata dos contextos mundial, brasileiro e catarinense da pandemia, das dificuldades criadas com a omissão do Governo Federal diante das medidas de contenção do vírus e situa, diante desse quadro, a complexidade da instituição. O relato inclui ainda as primeiras medidas, o desafio na adequação das rotinas administrativas e a preparação para a oferta de ensino remoto. Destaque também para as ações nas áreas de Segurança, Assistência Estudantil, Orçamento, Comunicação e o Vestibular. No livro estão também os nomes de todas as pessoas que compuseram as instâncias de governança da crise: docentes, técnicos-administrativos e estudantes da instituição federal.

“Tínhamos convicção de que a comunidade universitária e a sociedade precisavam conhecer estas histórias”, explica um dos autores, o professor Aureo Moraes, que foi chefe de Gabinete da Reitoria da UFSC.

Além dele, são autores Álvaro Lezana, à época o diretor geral do Gabinete do Reitor; Carla Cristina Dutra Búrigo, pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas; Daniel de Santana Vasconcelos, pró-reitor de Graduação; Fernando Richartz, secretário de Planejamento e Orçamento; Gelson Luiz de Albuquerque, assessor Institucional do Gabinete; Leandro Luiz de Oliveira, secretário de Segurança Institucional; Maria José Baldessar, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve); Mayra Ramos de Souza Cajueiro Warren, diretora da Agência de Comunicação (Agecom); Paulo Eduardo Botelho, diretor do Departamento de Atenção à Saúde, e Pedro Luiz Manique Barreto, pró-reitor de Assuntos Estudantis.

A apresentação é do ex-reitor Ubaldo César Balthazar e o prefácio, do pesquisador Oscar Bruna-Romero. A produção editorial é da Lilás Editora.

SERVIÇO

Lançamento do Livro “Fé Eterna na Ciência: Como a Crença nos Valores Científicos permitiu à UFSC enfrentar e gerir a Pandemia da COVID-19 e salvar Vidas”

Data: Segunda-feira, dia 18/12

Horário: 19h

Local: Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Rua Rui Barbosa, 621, Bairro Agronômica – Florianópolis