Blog do Prisco
Image default
Notícias

Programa Cidade Empreendedora gera oportunidades de desenvolvimento em Itapiranga

Itapiranga está entre os municípios do extremo oeste catarinense que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE/SC neste ano. O objetivo foi estruturar e implementar ações para potencializar o desenvolvimento socioeconômico por meio da aplicação de soluções com capacidade para atender demandas de promoção ao empreendedorismo e desenvolvimento local.

As soluções trabalhadas envolveram os seguintes eixos: Agentes de Desenvolvimento, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), Município em Números, Levantamento de Oportunidades, Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM), Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR), Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM), entre outros.

Prefeito de Itapiranga Jorge Welter (foto Divulgação)

Na visão do prefeito Jorge Welter, a aplicação do programa foi essencial para mostrar caminhos para o desenvolvimento da indústria, do comércio, dos serviços e do turismo. “Com a iniciativa, estamos mudando o rumo do futuro de Itapiranga, pois contamos com soluções que vêm ao encontro de uma administração que tenha condição de desenvolver econômica e sustentavelmente o nosso município”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Carlise Welter Werlang, destaca o sucesso das atividades e menciona alguns exemplos que foram importantes para promover o empreendedorismo. A implantação da Sala do Empreendedor, segundo ela, fortaleceu o atendimento aos empresários e futuros empreendedores e o Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) foi essencial para a criação de oportunidades aos empreendedores visando melhorar o ambiente de negócios da cidade. “O Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM) possibilitou a identificação dos setores prioritários para serem desenvolvidos no município, oportunizando aos servidores aprender estratégias de Gestão Orientadas para Resultados e permitindo o acompanhamento das ações e indicadores em tempo real, facilitando a tomada de decisão do gestor”.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, enfatiza que o comprometimento do Poder Público e toda a comunidade foi essencial para atingir os objetivos do ano e desenvolver ações que impactarão em um futuro marcado por desenvolvimento e sustentabilidade. “Temos grandes potenciais locais que vêm sendo trabalhados e que tornarão o município reconhecido pela inovação, geração de emprego e pelo impulso no movimento econômico”.

ITAPIRANGA

Com 16.700 habitantes, o município de Itapiranga tem como principal base econômica a agropecuária com destaque para a suinocultura, avicultura e bovinocultura de leite, cultivo de milho, entre outros. A base da geração de empregos está na indústria de transformação, que compreende a agroindústria.

Prefeito de Itapiranga Jorge Welter (foto Divulgação)

Posts relacionados

Processos seletivos com questões plagiadas são anulados

Autor

Seminário de líderes rurais da Faesc em Florianópolis

Autor

Deputado Vampiro cobra a restauração na rodovia SC-390

Autor