Blog do Prisco
Notícias

Programa Cidade Empreendedora gera oportunidades de desenvolvimento em Itapiranga

Itapiranga está entre os municípios do extremo oeste catarinense que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE/SC neste ano. O objetivo foi estruturar e implementar ações para potencializar o desenvolvimento socioeconômico por meio da aplicação de soluções com capacidade para atender demandas de promoção ao empreendedorismo e desenvolvimento local.

As soluções trabalhadas envolveram os seguintes eixos: Agentes de Desenvolvimento, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), Município em Números, Levantamento de Oportunidades, Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM), Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR), Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM), entre outros.

Prefeito de Itapiranga Jorge Welter (foto Divulgação)

Na visão do prefeito Jorge Welter, a aplicação do programa foi essencial para mostrar caminhos para o desenvolvimento da indústria, do comércio, dos serviços e do turismo. “Com a iniciativa, estamos mudando o rumo do futuro de Itapiranga, pois contamos com soluções que vêm ao encontro de uma administração que tenha condição de desenvolver econômica e sustentavelmente o nosso município”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Carlise Welter Werlang, destaca o sucesso das atividades e menciona alguns exemplos que foram importantes para promover o empreendedorismo. A implantação da Sala do Empreendedor, segundo ela, fortaleceu o atendimento aos empresários e futuros empreendedores e o Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM) foi essencial para a criação de oportunidades aos empreendedores visando melhorar o ambiente de negócios da cidade. “O Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal (PEGEM) possibilitou a identificação dos setores prioritários para serem desenvolvidos no município, oportunizando aos servidores aprender estratégias de Gestão Orientadas para Resultados e permitindo o acompanhamento das ações e indicadores em tempo real, facilitando a tomada de decisão do gestor”.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, enfatiza que o comprometimento do Poder Público e toda a comunidade foi essencial para atingir os objetivos do ano e desenvolver ações que impactarão em um futuro marcado por desenvolvimento e sustentabilidade. “Temos grandes potenciais locais que vêm sendo trabalhados e que tornarão o município reconhecido pela inovação, geração de emprego e pelo impulso no movimento econômico”.

ITAPIRANGA

Com 16.700 habitantes, o município de Itapiranga tem como principal base econômica a agropecuária com destaque para a suinocultura, avicultura e bovinocultura de leite, cultivo de milho, entre outros. A base da geração de empregos está na indústria de transformação, que compreende a agroindústria.

Prefeito de Itapiranga Jorge Welter (foto Divulgação)