Blog do Prisco
Manchete

Projeto apoiado pela Finep resulta em aumento da produtividade na Rudolph Usinados

Iniciativa teve consultoria do Senai/SC

A Rudolph Usinados, de Timbó, concluiu a implementação de projeto que aumentará a produtividade das células dedicadas ao mercado automotivo, para o qual se destina 60% da produção da indústria de componentes mecânicos. Intitulada “Hands-on: Aprendendo Fazendo”, a estratégia faz parte de um amplo programa que busca alavancar alianças para o setor automotivo, dentro do chamado Rota 2030, do governo federal, e tem como focos o aumento da competitividade e o desenvolvimento tecnológico do setor. Realizado com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira de fomento, e consultoria do Senai/SC, o trabalho tem por eixo a aplicação de metodologias Lean Manufacturing (ou “manufatura enxuta”) no processo fabril.

Escrito no ano passado, no auge da pandemia, e submetido ao Rota 2030 para validação, o projeto recebeu subsídio de R$ 120 mil para sua concretização. Foram 600 horas de consultoria às equipes envolvidas, entre fevereiro e outubro de 2021. “Concluímos o trabalho com sucesso e atingimos as metas estabelecidas”, comemora Zico Rezini, diretor de Operações da Rudolph unidade de Timbó. Entre as etapas do projeto, o executivo destaca a otimização da operação logística e a resolução de desvios identificados no processo, como parte da estratégia para ampliar a eficiência da fabricação. “As ações permitiram ganhos de produtividade sobre gaps de alta complexidade, utilizando desde ferramentas Lean Manufacturing até a simulação computacional, que auxiliou com a digitalização das proposições e trouxe segurança ao processo de implementação”, ressalta o diretor.

“Esse tipo de parceria é fundamental para o desenvolvimento da indústria. Com o apoio do Rota 2030 e a competência técnica do Senai, foi possível maximizar os resultados na área produtiva, gerando impactos que vão além dos ganhos financeiros e estão alinhados com a busca da excelência operacional”, avalia Rezini. A capacitação dos profissionais da Rudolph em torno das ferramentas de Lean Manufacturing permitirá que o resultado seja replicado em outras células produtivas e na área de logística.

Assessoria de imprensa Rudolph. Mercado de Comunicação. Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). WhatsApp: (47) 98403-2745.