Blog do Prisco
Destaques

Projeto inovador de Campos Novos será apresentado no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Serra Catarinense

Município conta com uma usina de compostagem e desenvolve ações de educação ambiental nas escolas

Muitas políticas públicas de desenvolvimento começam quando o gestor público se preocupa em oferecer melhores condições de vida para as pessoas. Algumas ações que parecem simples podem ter grande impacto no futuro do meio ambiente. É o caso do projeto que vem sendo desenvolvido em Campos Novos, cidade de aproximadamente 37 mil habitantes, localizada a 350 de Florianópolis.

Há um ano e meio, o município investiu R$500 mil para implantação de uma Central de Compostagem, local que passou a receber o lixo orgânico produzido, por exemplo, por grandes empresas, hospitais, restaurantes, padarias, supermercados e escolas.

Os detalhes do Campos Novos Sustentável serão apresentados pelo prefeito Silvio Alexandre Zancanaro durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes que acontece em Lages, no dia 10 de fevereiro, no Orion Parque. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Lages e Orion Parque, vai reuniur gestores públicos para tratar de tecnologia e inovação no desenvolvimento das Cidades. “Quase 10% do nosso lixo que antes ia simplesmente para o aterro começamos a fazer a compostagem. E esse composto está retornando para o município, seja nas praças pública, canteiros , revitalizamos duas avenidas da cidade agora utilizando todo o composto produzido”, conta o prefeito.

Ao todo, de acordo com o prefeito, foram investidos no projeto Campos Novos Sustentável mais de R$1 milhão, recursos que também foram destinados para o trabalho de educação ambiental na cidade e atualização do parque de iluminação pública por luminárias LED. Containers para separação do lixo reciclável foram instadas nas áreas externas das escolas, estimulando também que a comunidade no entorno participe da proposta. “O poder público tem que estar preparado. Precisamos além de ter esse preparo, precisamos começar a entender a importância de levarmos isso para dentro das escolas, para os nossos alunos começarem a ter uma linguagem adequada, tecnológica, com responsabilidade, acima de tudo, com a sustentabilidade.”, observa Zancanaro.

Outro destaque do município é o projeto Agiliza Campos Novos, um espaço inovador para facilitar o atendimento aos munícipes em diversos setores. Ainda conforme o prefeito, um aplicativo que será lançado no início de fevereiro vai disponibilizar os serviços municipais na palma da mão do cidadão. “Ele vai servir como um BI (Business Intelligence) também para o gestor e vai focar, principalmente, em alguns pontos da Saúde. Hoje o sistema público de saúde é todo interligado e nós temos um prontuário eletrônico para cada cidadão. A ideia é que todos esses serviços estejam na palma da mão do cidadão, onde ele poderá agendar alguns serviços públicos desde esporte, lazer, cultura e principalmente na saúde”, explica. “Ou seja, é deixarmos o cidadão com informação maior possível no dia a dia dele, onde ele estiver”, ressalta o prefeito sobre a disponibilização das informações médicas de cada usuário da rede pública de saúde.

Evento – O Fórum de Cidades Digitais de Inteligente da Serra Catarinense também contará com a participação do prefeito de Rio do Sul, José Thomé, e de Urubici, Mariza Costa. A programação do evento também contempla temas como 5G, soluções para cidades inteligentes e conectividade nas áreas rurais. “O objetivo é promover a troca de experiências e facilitar o planejamento das cidades voltado para tecnologia e inovação. A pandemia acelerou esse processo de transformação digital  e no evento vamos saber como as cidades da Serra Catarinense investem para melhorar a vida das pessoas com tecnologia”, resume o diretor da RCD, José Marinho.

O evento, que seguirá os protocolos sanitários vigentes por conta da pandemia do coronavírus, tem o patrocínio ouro da 1Doc e Perfilcomp e prata da Aprova Digital, IPM Sistemas,  Playmove e Inovadora Sistemas; e apoio das Associações de Municípios da Região Serrana (Amures), Região do Contestado (Amurc) e Alto Vale do Itajaí (Amavi).

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas devido ao período de restrições da pandemia.

Serviço:

Fórum de Cidades Digitais de Inteligente da Serra Catarinense

10 de Fevereiro – Lages

Local: Orion Parque Tecnológico

Inscrições gratuitas para servidores públicos: http://sympla.com.br/rcd