Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Projeto para combater tráfico de crianças e adolescentes

A deputada federal reeleita Geovania de Sá (PSDB) protocolou o Projeto de Lei 10935/2018. O PL altera o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e estende até 18 anos a necessidade de autorização de um dos pais ou responsáveis para o menor viajar desacompanhado.
A parlamentar lembra que, atualmente, esta exigência é aplicada até os 12 anos. “E quando um menor acima de 12 anos viaja sozinho fica vulnerável ao tráfico de pessoas para trabalho ilegal, abuso e exploração sexual”, alerta a deputada, acrescentando que a alteração proposta amplia a proteção destes indivíduos e dificulta a ocorrência desses crimes.
Geovania de Sá – fotos>divulgação
O desaparecimento de crianças e adolescentes no mundo, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), cresce 10% ao ano e o Brasil é rota e fonte do tráfico de menores. Registra cerca de 50 mil casos de desaparecimento anualmente.
No entanto, a autorização judicial, pelo que propõe o projeto de lei, não será necessária quando a criança ou adolescente estiver acompanhada dos pais, de parente até o terceiro grau ou de pessoa maior, com autorização de um dos pais ou responsáveis por meio de documento com firma reconhecida.
O líder tucano na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), é coautor da proposta.

Posts relacionados

Projeto da Dosimetria entra em debate com análise técnica de professor da Univali

Redação

Relator do ‘PL da Dosimetria’, Esperidião Amin destaca alguns pontos que serão discutidos

Redação

Carol De Toni reage a decreto de Lula que mascara prejuízos nas estatais e libera empréstimo bilionário aos Correios

Redação