Blog do Prisco
Notícias

Projeto piloto de energia solar será lançado em Atalanta na quinta (22)

O Programa SC AgroSolar busca reduzir custos de produção e impactos no meio ambiente

Com o objetivo de proporcionar redução dos custos de produção aos pequenos agricultores de Santa Catarina, o Programa SC AgroSolar será lançado na próxima quinta-feira (22), a partir das 13h15, na localidade Ribeirão Matilde, em Atalanta. Além de reduzir custos de energia elétrica de propriedades rurais catarinenses, a nova opção tecnológica busca diminuir o impacto causado no meio ambiente.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Fetaesc; Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca; Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA); Souza Cruz e Weg.

Durante uma discussão sobre energias renováveis, a Souza Cruz propôs que a Fetaesc criasse um projeto piloto de energia solar isolado pra irrigação em gotejamento. A integradora de produção de Tabaco indicou um produtor rural e ministrou toda a orientação técnica do projeto, que foi financiado com o Fundo de Desenvolvimento Municipal (FDM), destinado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca.

Embora o trabalho da Weg seja criar produtos e soluções de energia, a empresa, que é mundialmente conhecida, ainda não havia tido a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento dos pequenos agricultores e da agricultura familiar. Porém, com a parceria firmada, a Weg doou as placas fotovoltaicas e a instalação.

A Fetaesc contribui com a adequação ambiental do agricultor, buscando orientação técnica para o plantio e questões hídricas, com a colaboração do IMA.

O presidente da Fetaesc, Walter Dresch, afirma que a Federação está preocupada com a sustentabilidade da agricultura familiar e com a preservação do meio ambiente. “Estamos procurando maneiras de produzir com menos impacto ambiental e a energia fotovoltaica traz essa possiblidade. No Brasil ocorre falta de energia elétrica frequentemente e há ameaças de apagão durante o verão em horários de pico, imagina se isso ocorre no momento em que o agricultor está com leite armazenado ou com fumo na estufa”, exemplifica o presidente.

Walter Dresch ressalta ainda que a Fetaesc tem outras preocupações em relação à distribuição da energia, licenciamento da unidade de produção, comercialização do excedente e outras questões técnicas que precisam ser avaliadas com os parceiros.

Serviço

O quê: Lançamento do Programa SC AgroSolar

Quando: 22 de novembro, das 13h15 às 15h15

Onde: Localidade Ribeirão Matilde – Atalanta – Santa Catarina