Blog do Prisco
Coluna do dia

Protagonismo da vice

A vice-governadora, Daniela Reinehr, definitivamente entrou no circuito nacional e estadual para atender demandas de Santa Catarina. Acuada pelo pedido de impeachment, ela partiu para a ofensiva. Recentemente, cumpriu extensa agenda em Brasília, onde levou pleitos estaduais e fez contatos importantes.

Neste diapasão, ela reuniu-se, semana passada, com a diretoria da Fiesc. A entidade entregou documento à vice com pleitos estaduais. Os pedidos incluem melhorias nos modais rodoviário e aquaviário; juntas, as obras apontadas pela Federação somam cerca de R$ 730 milhões, a serem investidos pelo governo federal. Não é pouca coisa.

Ela parece bem mais à vontade agora neste papel de protagonista. Interessante observar que Daniela vem sendo procurada pelo trânsito que tem na Capital Federal e junto ao presidente Bolsonaro.

Facilidade da qual Moisés da Silva abdicou lá atrás e que não parece nem um pouco interessado em buscar. O governador simplesmente não tem ido a Brasília.

A vice aproveita o espaço para se fortalecer e, quem sabe, para ensaiar futuros voos.

 

Topo

Pelo terceiro ano consecutivo, Carmen Zanotto (Cidadania-SC) é agraciada  pelo Prêmio Congresso em Foco para figurar no seleto grupo dos “Dez Melhores Deputados” da Câmara. A cerimônia de premiação virtual desta 13ª edição foi realizada nesta quinta-feira (20), em Brasília. A parlamentar que ficou na terceira colocação, foi a única da Bancada Catarinense a ser premiada. 

Bronca 

A ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul se posicionou a respeito da votação, realizada no Senado Federal e na Câmara de Deputados, que resultou em primeiro, em momento, na rejeição ao veto presidencial em relação ao aumento de salários a servidores públicos, previsto no programa de enfrentamento à pandemia do coronavírus, pelos senadores, e posteriormente mantido pelos deputados federais.

A entidade entende que o Parlamento brasileiro deve seguir em linha de convergência aos anseios da sociedade brasileira em sua expressiva parcela, especialmente em momento como o atual que requer o compromisso de todos os segmentos na superação da crise de saúde e seus impactos sociais e econômicos.

 

Convocação on line

Os juízes do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina aprovaram, por unanimidade, em sessão por videoconferência, realizada na terça-feira (18), a Resolução TRESC 8.020/2020, que regulamenta o uso de ferramentas eletrônicas para a convocação de eleitores para os trabalhos eleitorais.

Funções

A Resolução dispõe sobre o uso de ferramentas eletrônicas para convocar eleitores a atuarem nas eleições como membros de mesa receptora de votos e justificativas, auxiliares do juízo eleitoral, escrutinadores e demais funções de apoio logístico.

Auxílio

Santa Catarina teve 24,5% da sua população contemplada com auxílio emergencial, levando em consideração as parcelas pagas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19), divulgada nesta quinta-feira, 20.

 

Mais gente

“Nós ainda vamos analisar na Câmara dos Deputados como atender agricultores familiares e pescadores com o auxílio emergencial. E esse percentual de 24,5% vai aumentar porque há cadastros, cruzamento de dados, em análise pela plataforma Dataprev”, explica Darci de Matos. Também será votado nos próximos dias a prorrogação dos pagamentos, posição que o deputado de Joinville é favorável.