Blog do Prisco
Destaques

PSD e PSDB podem compor em SC!

Do sábado de manhã até o meio dia de segunda-feira, Santa Catarina ganhou mais dois candidatos ao governo do Estado, que se somam a Gelson Merisio (foto), do PSD, o primeiro dos grandes partidos a ter o nome homologado à cabeça-de-chapa.

Esperidião Amin, depois do surpreendente anúncio de sexta, tornou-se oficialmente candidato do PP pouco antes das 13h de sábado. Para contrariedade absoluta e frustração de pessedistas e tucanos que, no domingo, confirmaram a candidatura de Paulo Bauer à sucessão de Eduardo Moreira e Napoleão Bernardes ao Senado.

Na grandiosa festa que organizaram na Expoville, considerada histórica, tucanos de todas as plumagens já manifestavam em conversas reservadas ou indiretamente em seus discursos, a profunda decepção com a decisão de Amin e também de João Paulo Kleinübing, do DEM, vice do progressista. Deixaram muito claro que não há mais a menor intenção de coligação com Progressistas ou Democratas.

Isolamento à vista

O ex-governador do PP saiu da convenção na Alesc, sábado, lembrando que a ata do partido deixou duas vagas ao Senado em aberto e que iria procurar composições. Terá dificuldades quase insuperáveis de diálogo com Merisio, Bauer e companhia, que iniciaram ontem conversas entre eles. Ou seja, é real a possibilidade de isolamento de PP e DEM, que ainda tem o pequeno PV no projeto.

PSDB e PSD

Já no domingo à tarde, começou a ganhar corpo  a possibilidade de composição entre PSDB e PSD. No vácuo das guinadas orquestradas de Amin e Kleinübing. As agendas entre as lideranças dos dois partidos, com Merisio e Bauer à frente, seguem nesta terça.

Recuo

Como PSD e PSDB têm cabeças-de-chapa, um dos dois, ou Merisio ou Bauer, terá que praticar o gesto para que saia fumaça branca. Lembrando que Merisio tem, sob seu guarda-chuva, outros 10 partidos.

Vale do Itajaí

Do fim de semana, dois candidatos à majoritária que representam o Vale do Itajaí e dois ex-prefeitos de Blumenau foram confirmados. Napoleão Bernardes ao Senado e João Paulo Kleinübing de vice-governador.

Deja vu

Santa Catarina já teve uma chapa majoritária com os sobrenomes Amin e Kleinübing. Foi em 1990, quando o mesmo Esperidião disputou o Senado em parceria com Vilson Kleinübing, que tornou-se governador de Santa Catarina. Passados 28 anos, o filho de Vilson é o vice de Esperidião Amin!

Ex-parceiros

Outra curiosidade do passado em relação ao cenário atual. Esperidião Amin e Paulo Bauer, os dois agora candidatos ao governo, administraram Santa Catarina entre 1999 e 2002. Amin como governador e Bauer de vice. O tucano também foi candidato ao governo em 2014 e o progressista em 2002 e 2006, as duas que ele perdeu para Luiz Henrique da Silveira. Esperidião Amin vai para sua quinta candidatura de governador.

Pertinente

Muito focados e pertinentes os discursos de Paulo Bauer e Napoleão Bernardes, que saíram aclamados da convenção tucana de domingo.

Na pele de Colombo

Gelson Merisio está sentindo na pele, até em maior grau porque construiu uma grande aliança em torno de si, o que seu correligionário Raimundo Colombo já sentiu em 1994, quando ele foi atropelado pela dupla Amin e Kleinüning. Ficou fora de majoritária. Ficou sem mandato como suplente de deputado federal!

Mui amigo

Gelson Merisio apostou todas as suas fichas no PP e em Esperidião Amin. Vai precisar agora de calma e habilidade para não tomar decisões que dispersem seu bloco eleitoral.