Blog do Prisco
Coluna do dia

PSD na cabeça

Durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, Raimundo Colombo foi enfático ao declarar que “ninguém tem o direito de pedir (a ele)” que o PSD não tenha candidato a governador em 2018. Desde que, ressalvou o mandatário, haja um candidato forte dentro do partido. Quem vem construindo essa força é o presidente da Alesc, deputado Gelson Merísio. Foi um recado direto ao PMDB. Colombo deu a entender que a possibilidade de alinhamento automático do PSD ao PMDB não é algo líquido e certo. Nas últimas duas eleições, os peemedebistas apoiaram Colombo, indicando o vice.

Neste feriado, o governador permanecerá na fazenda da Coxilha Rica, em Lages. No retorno às atividades, começará a conversar com os partidos políticos para efetivar as mudanças no Colegiado. O principal partido na mira do PSD e do governo é o PSDB. O certo mesmo é que João Matos não permanece, por opção pessoal, na Administração; João Paulo Kleinubing está retornando à Câmara dos Deputados, em Brasília; assim como Filipe Mello está deixando o Turismo, Cultura e Esporte. O PR está fora do governo estadual.

 

Alô, Vieira

Raimundo Colombo ligou, esta semana, para o presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira. Acertaram uma conversa pessoal para a semana que vem, pós-feriado. Isso significa que depois de emissários do governo terem conversado em separado com deputados tucanos, deixando o comandante da legenda afastado do processo, agora chegou a vez de Vieira entrar no circuito. Primeiro, mandaram o recado, escancarando que talvez nem tudo tenha que ser como deseja Marcos Vieira.

 

Sinalização

Indagado sobre a possibilidade de o PP ter espaços maiores no governo, Raimundo Colombo não descartou. Mas também lembrou que a legenda já está assumindo a presidência da Alesc, com Sílvio Dreveck. Pode ser um sinal de que, na cabeça do governador, os progressistas já foram contemplados.

 

Espaços

O PMDB vai permanecer na Secretaria de Administração. Só falta definir o nome do substituto de João Matos. Já o PSDB pode assumir Turismo, Cultura e Esporte e a Secretaria de Saúde. Para isso, o PSD terá que ceder um pouco de espaço para agregar mais um importante partido ao governo, já de olho em 2018.

 

Absurdo

Raimundo Colombo revelou, durante a coletiva, que cerca de três mil professores da rede estadual tiraram licença remunerada, de três meses no período eleitoral, para se candidatar a vereador. Apenas uma meia dúzia de gatos pingados disputou de fato o pleito.

 

Números

Dos 26 Estados e o Distrito Federal, apenas seis, incluindo Santa Catarina, não aumentaram impostos neste período difícil da economia nacional. É uma postura que ajuda a recuperar a economia, atraindo investimentos. No Brasil, os novos investimentos em 2016 chegaram a 5%. Em Santa Catarina, chegou-se a 16%. Sem falar que o Estado ainda detém a menor taxa de desemprego do Brasil, com 4,1%.

 

Arrocho

Na coletiva, Colombo avisou que vai  continuar apertando os cintos, cortando gastos, etc. E confirmou a extinção de Bescor, Cohab e Codesc, cujos projetos serão enviados à Assembleia na quarta-feira. Se forem aprovados, vão gerar uma economia de R$ 40 milhões por ano.