Blog do Prisco
Manchete

PSD tem nominata forte para federal e desidratada para estadual este ano

Agora está claro porque o ex-prefeito de Blumenau, de dois mandatos, Napoleão Bernardes, decidiu candidatar-se a deputado estadual. A nominata do PSD a federal é fortíssima. A sigla têm três candidatos à reeleição. Hélio Costa, Darci de Matos e Ricardo Guidi.

Há outros dois estaduais do PSD que vão a federal. Um deles tem tudo para ser o mais votado do Estado, Ismael dos Santos, repetindo o que fez o próprio Hélio Costa em 2018.

A deputada estadual Marlene Fengler também vai à Câmara Alta. Pela região do Oeste. Além de um pré-candidato do Vale do Itajaí, região de Napoleão, que é considerado forte para federal.

No contexto estadual, contudo, o PSD tem baixas perspectivas este ano em Santa Catarina. Além dos dois que vão concorrer à Câmara dos Deputados, há Milton Hóbus  que já anunciou que não vai à reeleição. Sobra o deputado Julio Garcia, que tem chances de conquistar novo mandato neste contexto.

O próprio Napoelão também tem chances reais de voltar aos mandatos, conquistando uma das 40 cadeiras na Alesc. Por isso a opção pela disputa estadual. Ao fim e ao cabo, o PSD tem perspectivas de eleger mais deputados federais do que estaduais em 2022.