Blog do Prisco
Destaques

Encontro de empresários reúne lideranças do varejo em Florianópolis

Evento contará com autoridades do estado, palestras e ações de relações governamentais do setor de comércio e serviços

 Nos dias 29 e 30 de junho acontece em Florianópolis-SC o Encontro de Líderes Empresariais de Santa Catarina. Uma realização da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL-SC) e do Sebrae Nacional, com o objetivo de debater o processo de construção de políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios do país, com destaque para o papel das frentes parlamentares na interlocução entre os setores público e privado.

O encontro deverá reunir 200 líderes empresariais do setor de comércio e serviços e contará com a participação do presidente da CNDL e da UNECS, José César da Costa, do presidente da FCDL SC, Ivan Tauffer (foto), do Sebrae Nacional, Carlos Melles, de lideranças e parlamentares do estado de Santa Catarina.

Um jantar festivo marcará a abertura do evento, que será realizado no dia 29 de junho, no Costão do Santinho Resort, onde serão homenageados parlamentares que apoiam as pautas de apoio às micro e pequenas empresas. No dia 30 pela manhã acontecem palestras e ações de relações institucionais e governamentais do sistema CNDL e deliberados projetos de lei de interesse do Setor em debate no Congresso Nacional, em uma atividade do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) durante o encontro. O projeto une entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.

O evento tem como foco qualificar lideranças do varejo para a realização de ações de relacionamento institucional e governamental com foco no estímulo às articulações locais. Na prática, o PP 4.0 mobiliza líderes lojistas de maneira a garantir maior protagonismo do setor nas decisões que afetam diretamente seus negócios e o empreendedorismo local junto aos poderes Executivo e Legislativo.

O conteúdo apresentado no encontro está alinhado com os preceitos da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), entidade parceira do Sistema CNDL e que dá apoio ao PP 4.0.

“O objetivo dessas palestras é fortalecer as lideranças por meio da qualificação em conceitos e premissas das relações institucionais e governamentais dentro do contexto associativista. É uma satisfação trazer o projeto para Santa Catarina”, explica o presidente da CNDL, José César da Costa.

“A atividade de relações institucionais e governamentais se mostra cada dia mais importante na defesa de interesses legítimos de qualquer segmento da sociedade. Esse tipo de ação é essencial para a consolidação de processos democráticos e melhoria da qualidade das decisões estatais”, acrescenta.

O projeto PP 4.0 já realizou 30 ações em 18 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas.

 

Sobre o PP 4.0 – Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os encontros são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também foram realizados 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permite acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

Sobre a CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

Serviço

Encontro de Líderes Empresariais de Santa Catarina

Data: 29 e 30 de junho de 2022

Local: Costão do Santinho Resort

foto>Ag. Alesc, divulgação