Blog do Prisco
Destaques

PSDB: de dia governo, à noite oposição?

Estranho, para dizer o mínimo, as declarações do presidente estadual do PSDB, Marcos Vieira (foto de capa), de que o partido não estará no governo do Estado, sendo que os tucanos vão assumir duas pastas de ponta: Secretaria de Saúde (Vicente Caropreso) e de Turismo, Esporte e Cultura (Leonel Pavan). Como não vai estar na administração Raimundo Colombo? A menos que o PSDB desfilie os dois deputados estaduais, a sigla passará sim a estar oficialmente na gestão do líder lageano. O senador Paulo Bauer (foto interna) está na mesma situação, mas por uma questão programática, de posicionamento com vistas a 2018.

paulo-bauer-securitizacao

Ele disputou o Centro Administrativo contra o próprio Colombo em 2014. Mantém uma postura genuína, portanto. Mas o fato é que o PSDB estará no governo. Querer convencer a opinião pública que trata-se de uma decisão isolada e os dois parlamentares continuarem no partido, simplesmente não existe. Lembra o PMDB no governo Sarney, quando Ulysses Guimarães era o presidente da Câmara. Durante o dia, o MDB era governo. E à noite, oposição.

É brincadeira a esta altura da vida política, com a população muito mais atenta e fiscalizadora, vir com uma conversa mole dessas. Na verdade, Marcos Vieira está pressionando para que o suplente Nilson Gonçalves fique apenas dois meses na Assembleia e depois abra espaço para o terceiro suplente, o tucano de Blumenau Marco Antônio Wanrowsky, o que deve de fato acontecer. Nilson saiu do PSDB e está no PR, que não faz mais parte da atual administração estadual. O dirigente tucano também faz pressão para emplacar sua lista de nomeações na máquina estadual, que está pronta há muito tempo!