Blog do Prisco
Destaques

PSDB fortalecido com debandada emedebista em Joinville

O “MDB velho de guerra” de Joinville está cada vez menor e mais fraco. Além de integrantes históricos que se filiaram recentemente a outras siglas, importantes quadros técnicos apoiados por lideranças emedebistas do porte de um ex-governador e ex-senador Luiz Henrique da Silveira, ou do deputado federal Mauro Mariani, vêm anunciando adesão a pré-candidaturas como a de Rodrigo Fachini, agora no PSDB. Esta semana foi vez de Sérgio Alves e Tufi Michreff Neto, dois ex-secretários estaduais de governos emedebistas, declararem apoio a Fachini.
Sérgio Alves, empresário que já presidiu a Acij (Associação Empresarial de Joinville), hoje é vice-presidente da Facisc (Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina). Alves foi secretário da Fazenda de 2006 a 2009, no segundo governo de Luiz Henrique. Depois presidiu a Celesc durante os governos Luiz Henrique e Eduardo Pinho Moreira, entre 2009 e 2011.
Já Tufi, que foi secretário de Turismo do então governo de Eduardo Moreira em 2018, ocupou cargos na prefeitura de Joinville e governo do Estado, sempre indicado pelo MDB. Entre 2009 e 2011, foi presidente da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb). Foi também diretor de Administração e de Transportes do DETER/SC entre 2003 a 2009. E atuou como diretor de Administração e Finanças da Embratur, entre 2012 a 2017, estando ao lado do então Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz.
O último cargo de Tufi foi o de secretário-executivo da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina), até ser demitido pelo prefeito de Joinville, Udo Döhler, no fim de junho. Döhler tomou decisão arbitrária assim que assumiu o cargo de presidente da entidade.
Tufi e Sérgio Alves têm muito a contribuir no projeto Rodrigo Fachini. Tufi, na área de infraestrutura e especialmente no turismo. Já Sérgio Alves, na área econômica, que tanto precisa de atenção neste momento.