Blog do Prisco
Coluna do dia

PT PERDE ESPAÇO NO GOVERNO DILMA

PT perde espaço no governo Dilma

A investidura de Djalma Berger na presidência da Eletrosul neste dia 15, quarta-feira, marca uma vitória expressiva do PMDB (Márcio Zimmermann não era indicação do Manda Brasa) e coroa um processo de alijamento do PT de espaços estratégicos em Santa Catarina. No ano passado, os petistas viram o engenheiro João José dos Santos, que estava há anos no cargo, ser guilhotinado da superintendência do DNIT. Assumiu outro engenheiro, Vissilar Pretto, do PR, indicado pelo deputado federal Jorginho Mello.

Da trinca de ouro das vagas federais em Santa Catarina, sobraria o DNPM. O ex-deputado Jose Paulo Serafim, do PT, já havia até comprado o terno para a posse, mas acabou avisado pela imprensa que o contemplado foi Victor Hugo Bica, do PMDB. A nomeação já foi publicada pelo Diário Oficial.

O histórico recente para o PT catarinense não é favorável. Em 12 anos, o partido perdeu 10 pontos percentuais nas eleições majoritárias estaduais. No mesmo período, sofreu o encolhimento substancial da bancada federal por Santa Catarina. Em 2003,  os petistas iniciaram aquela legislatura com seis representantes em Brasília (cinco deputados federais) e uma senadora. Hoje, a sigla conta com dois deputados federais: Décio Lima e Pedro Uczai. De quebra, a imagem de agremiação, de paladina da ética e da moral, não existe mais. A série de escândalos nacionais levaram o PT para o corner, associando suas fileiras à prática de corrupção sem limites.

 

 

Brasil afora

O fenômeno “PT de fora” não fica restrito ao território catarinense. Consta que tem abrangência nacional. E não espanta. Encurralada e ameaçada de impedimento, a inquilina do Palácio do Planalto sentiu a necessidade de entregar cargos, cortando na própria carne vermelha, para assegurar um mínimo de consistência na base aliada. Gesto poderia contribuir com a sua permanência no poder. O custo disso tudo pode vir à tona no futuro, após novas operações da Polícia Federal. A fórmula (cargos), onde a caneta é poderosa, em troca de votos no Congresso, costuma incitar o lado mais sombrio dos agentes públicos tupiniquins.

 

 

Coincidência pouca

Evidentemente que não foi por acaso a convocação do Conselho de Administração da Eletrosul para esta quarta-feira, quando Djalma Berger será eleito presidente da companhia e Cláudio Vignatti designado para a Diretoria Financeira. Nesta data, será inaugurada a Ponte de Laguna, que contará com a presença de Dilma Rousseff no Estado.

 

 

Números

Outra “coincidência” em relação à vinda da presidente e as mudanças na diretoria da Eletrosul: quarta-feira é dia 15 e 15 é o número que identifica o PMDB, partido de Djalma Berger, irmão do senador Dário Berger.

 

 

 

Milton presidente

Por falar em Eletrosul, Cláudio Vignatti se licenciou do comando estadual do PT nesta segunda, 13 (número do PT). Assim, pratica o último gesto antes de assumir a Diretoria Financeira da estatal. O ex-deputado Milton Mendes de Oliveira vai responder interinamente pela presidência estadual do PT.

 

 

Festa agendada

Será nesta quinta-feira, a partir das 19h30min, o ato festivo para filiação do vice-prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, no PSB. As principais lideranças do partido no Estado, como Paulo Bornhausen, Fabrício Oliveira (deputado federal) e Clayton Salvaro (estadual), vão ao Oeste prestigiar a chegada do novo correligionário.