Blog do Prisco
Coluna do dia

PT: SILÊNCIO SEPULCRAL

PT: silêncio sepulcral

Impressionante o silêncio sepulcral do PT. Tanto no âmbito nacional quanto no contexto estadual. Os próceres do partido resolveram mergulhar, envergonhados, depois da nova prisão de José Dirceu e da revelação de que o ex-presidente Lula recebeu R$ 27 milhões nos últimos quatro anos por intermédio de sua empresa de consultoria e palestras.

Deste montante, R$ 10 milhões jorraram diretamente das empreiteiras enroladas até o pescoço nas investigações da Operação Lava-Jato. Ou seja, o ex-metalúrgico converteu-se um gigantesco e milionário lobista, atuando em favor de negócios pra lá de suspeitos.

O mergulho nacional também é seguido pelo PT catarinense. A bancada e os líderes da executiva vêm mantendo silêncio em relação ao governo Raimundo Colombo.

Também por estarem envergonhados, mas há aí um outro ingrediente: por onde passa, inclusive em entrevistas a redes de televisão nacionais, o mandatário catarinense defende convictamente a presidente Dilma Rousseff, coisa que muita petista não se arrisca a fazer. Até porque, a sigla está ferida de morte, com a imagem vinculada à corrupção e à roubalheira.

 

 

Projeção

Há quem avalie que o silêncio petista também tem relação com o futuro, nada animador, da sigla. Analistas atentos observam que o partido deve sofrer forte revés nas eleições municipais do ano que vem, elegendo no máximo 10 prefeitos em Santa Catarina!

 

 

Atestado

Deputado estadual Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, avisa que não participou dos seminários tucanos no Norte e no Planalto Norte por motivos médicos. Está fora de combate uns dias, acometido por forte gripe e também não deve participar dos eventos partidários do próximo fim de semana no Vale, Meio Oeste e Extremo Oeste.

 

  

Produção

Deputado estadual Natalino Lázare (PR) assumiu a presidência da mais nova frente parlamentar no Estado: a da fruticultura. Trata-se da primeira voltada exclusivamente a este segmento e visa a implementar políticas e ações para o crescimento da produção de frutas no Estado.

 

 

Sucos

Na cultura catarinense de frutas, de acordo com Natalino, destacam-se a maçã com 55%, seguida pela banana com 32%, uva com 4% e outras frutas com 9%. “Este é um setor imprescindível para que outros produtos sejam fabricados, especialmente a linha de sucos,” destaca ele.

 

 

Braços cruzados

Funcionários da Epagri e da Cidasc, duas empresas estatais ligadas ao desenvolvimento da produção agrícola, cruzaram os braços ontem. A paralisação é por tempo determinado. Cobram do governo o cumprimento de acordos trabalhistas.

 

 

Digitais

Deputado federal Rogério Peninha Mendonça comemorando a aprovação do reajuste escalonado, pelos mesmos índices da poupança, para o FGTS. Para o catarinense, além de uma vitória da sociedade e da Câmara, o resultado tratou-se de uma vitória do presidente da Casa, Eduardo Cunha, de quem ele é aliado.

 

 

 Financiamento

Em um momento economicamente tão delicado, é um despropósito todo esse debate sobre a descriminalização do porte de drogas. Mesmo que seja para consumo próprio, a aquisição de entorpecentes – legal ou não aos olhos da Lei – ajuda a financiar a violência, a desestruturação familiar e a banalização dos assassinatos país afora.