Blog do Prisco
Coluna do dia

Quadro menos indefinido

Faltando duas semanas para o prazo fatal das convenções partidárias que definirão os candidatos a prefeito, a vice e a vereador, bem como as alianças em cada município, o cenário já está menos indefinido.

PMDB, PP e PSD, seguidos do PSDB, vêm protagonizando o período de pré-campanha em Santa Catarina.

Enquanto o Manda Brasa anuncia ter pré-candidatos a prefeito em 94% dos municípios (isso não significa índice de viabilidade eleitoral), o PP vem se fortalecendo. Será protagonista em Florianópolis, tem candidato forte em Joinville, está na cabeça de chapa em Tubarão e Criciúma, além de ter assumido a prefeitura de Brusque no começo de junho.

Já o PSD anda mais misterioso a respeito de seus destinos neste momento. O partido perdeu força na Capital, mas vem com tudo em Joinville, Blumenau e Lages. Mesmo assim, já há quem projete o renascimento da velha rivalidade MDB x Arena, ou PMDB x PP nos moldes atuais, como a principal neste pleito municipal.

 

Fortalecimento

O PSDB tem boas condições para crescer nesta campanha. Fora a Capital, tem candidatos em condições de vitória em Joinville, Blumenau, Criciúma e São José, por exemplo. O partido também deve ser protagonista em Lages, Brusque e Tubarão.

 

Em Blumenau

Ex-vereador e ex-secretário municipal, Arnaldo Zimmermann, do PCdoB, está disposto a buscar a indicação do partido para a disputa da prefeitura de Blumenau. A convenção da legenda está marcada para agosto. “Estamos em fase de elaboração do plano de governo. O planejamento ainda segue somente de forma interna no partido, mas nos próximos dias irá para os bairros para ouvir a população e também ouvirá especialistas em cada área”, explica.

 

Frente Parlamentar

O presidente interino Michel Temer participou da reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na ocasião, Temer recebeu uma carta com pautas estratégicas do setor produtivo rural. O documento destaca a aquisição de terras por estrangeiros, a regularização fundiária, que evoca a questão indígena, o licenciamento ambiental, a adoção de políticas que resguardem o direito de propriedade e a segurança jurídica.

 

Temer e a Agricultura

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB, membro atuante da FPA, frente que já presidiu por duas gestões), afirma que o governo Temer reconhece que agricultura é o único setor produtivo que apresenta resultado positivo. Colatto ainda acrescenta que o governo em exercício “tem capacidade para reorganizar a economia e fazer reformas estruturais, além de readquirir a confiança do setor privado e fazer o Brasil voltar a crescer”.

 

PP e PT

Em Balneário Rincão, o PP fechou com o PT, PDT e PCdoB. A intenção do partido é dar continuidade à chapa que tem o atual vice-prefeito, Olírio José Lino, e Décio Góes (PT) administrando a cidade.  A reunião dos progressistas contou com a presença de inúmeros líderes, incluindo o deputado estadual Rodrigo Minotto.

 

Em Tubarão

Evento de lançamento das pré-candidaturas de Joares Ponticelli (PP) a prefeito de Tubarão e de Caio Tokarski (PSD) a vice-prefeito reuniu cerca de 400 apoiadores e lideranças estaduais e regionais dos partidos no sábado.

 

Quórum

Compareceram os deputados federais Esperidião Amin e Jorge Boeira, do PP, João Kleinubing, PSD, os deputados estaduais José Milton Sheffer e Valmir Comin, do PP, José Nei Acari e Ricardo Guidi, PSD, o ex-senador Geraldo Althoff, prefeitos e outras lideranças políticas.

 

Posts relacionados

Bornhausen reavalia saída do PSB

Shirlei Demetrio

Coluna do Dia

Autor

Gean denunciado

leander