Blog do Prisco
Destaques

Quantum Engenharia redefine a iluminação pública com tecnologia de ponta

Empresa expandiu suas atividades para incluir projetos de energia renovável, com ênfase na geração de energia fotovoltaica

A Quantum Engenharia, uma referência no setor de iluminação pública, destaca-se por oferecer soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas há mais de 30 anos. A empresa não apenas ilumina espaços urbanos, tornando-os mais agradáveis e seguros à noite, mas também promove benefícios econômicos e ambientais por meio de suas modernas abordagens.

A iluminação pública urbana desempenha um papel importante na utilização de espaços comuns nas cidades, proporcionando segurança e conforto. A Quantum Engenharia, atuando por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou consórcios, incorpora esses benefícios nas cidades em que opera. O compromisso da empresa vai além, visando contribuir para o desenvolvimento de cidades inteligentes.

O diretor presidente da Quantum, Gilberto Vieira Filho, destaca que trabalhar com iluminação pública resulta em vantagens significativas para os cidadãos, abrangendo segurança pública, conforto urbano e eficiência econômica. A adoção de tecnologias como LED e telemonitoramento prepara essas localidades para o futuro.

Um exemplo concreto é a cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, onde a QLuz, Concessionária criada pela Quantum Engenharia,  concluiu a modernização das vias públicas, substituindo todas as antigas luminárias por tecnologia LED. Isso resultou em uma economia de aproximadamente 63% na conta de energia elétrica da iluminação pública para a prefeitura. A cidade também experimenta os benefícios da telegestão, permitindo o monitoramento e controle remoto do sistema de iluminação pública.

Além disso, as lâmpadas LED utilizadas pela Quantum são ecologicamente responsáveis, sendo 98% dos materiais recicláveis, contribuindo para a preservação ambiental.

Em sintonia com a busca por formas alternativas de geração de energia no Brasil, a Quantum Engenharia expandiu suas atividades desde 2014 para incluir projetos de energia renovável, com ênfase na geração de energia fotovoltaica. Em Santa Catarina, a empresa é responsável por sistemas implantados em prédios públicos, como a reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Superintendência Regional da Polícia Federal e a Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), a nível nacional, destaque para as Usinas Fotovoltaicas do Aeroporto de Maringá/PR, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e do Grupo Aurora em Patrocínio Paulista/SP. Esses projetos visam reduzir o consumo de energia em 20% a cada ano, resultando em um ganho ambiental significativo, equivalente a deixar de emitir 174 toneladas de CO² na natureza.