Blog do Prisco
Destaques

Quatro cidades de SC entre as mais ricas do Sul

Blumenau, Florianópolis, Itajaí e Joinville estão na lista das 14 cidades mais ricas, de maior PIB, do Sul do país.

A liderança é de Curitiba, a pujante capital paranaense, que hoje supera Porto Alegre em vários aspectos, não apenas no econômico. Joinville (foto), a Manchester catarinense, fecha o pódio no terceiro lugar.

Uma olhada rápida no ranking mostra o crescimento e a força econômica do Paraná em detrimento do Rio Grande do Sul, que já foi o grande estado da região.

São sete cidades paranaenses, quatro catarinenses e apenas três do Rio Grande do Sul, sendo que uma delas é Canoas, na região metropolitana da Capital. Santa Catarina, que não raras vezes era motivo de chacota por ser o 0 da BR-101 no Sul, ultrapassa o estado gaúcho em número de cidades com maior PIB. O zero vai mudando de endereço na escalada dos governos canhotos mais ao Sul.

A Capital dos gaúchos e o estado vizinho, por décadas, foram cantados em verso e prosa por sua força econômica, qualidade de vida, segurança, etc.

Coincidentemente ou não, SC, que segue crescendo e se fortalecendo com seu modelo de cidade médias, e o Paraná jamais foram administradas pelo PT.

No Rio Grande do Sul, os vermelhos comandaram a Capital por 16 anos seguidos. No Estado, governaram duas vezes, mas desde a redemocratização, os gaúchos só elegeram gente de esquerda, revezando, além do PT, com um governo para o PDT e os demais entre o MDB e o PSDB.

Porto Alegre hoje é uma cidade violenta, insegurança e com futuro incerto, infelizmente.

Viva a democracia canhota!