Blog do Prisco
Artigos

Que nos sirvam os bons exemplos

Antídio Aleixo Lunelli, deputado estadual e ex-prefeito de Jaraguá do Sul

Mais uma vez, tive a oportunidade de acompanhar uma missão internacional do governo do Estado, liderada pelo governador Jorginho Mello. O destino da viagem, realizada durante esta semana, foram os Emirados Árabes Unidos.

A agenda, marcada por diversos compromissos com autoridades locais, investidores, empresários e diretores de universidades, evidenciou como os Emirados se transformaram em uma potência mundial em apenas cinco décadas. Muito além das construções grandiosas e da beleza exuberante, o país dá um show quando o assunto é organização, tecnologia, comércio, infraestrutura, educação e segurança.

Começamos as reuniões em Dubai, na segunda-feira, com o ministro de Estado do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani Al Zeyoudi. Na ocasião, foram apresentadas as potencialidades econômicas e turísticas de Santa Catarina, com o intuito de estreitar as relações bilaterais entre nosso estado e o país do Oriente Médio. O encontro foi extremamente promissor. Há um claro interesse dos Emirados Árabes em investir na infraestrutura catarinense, nos nossos portos, aeroportos, ferrovias e no turismo. O ministro comentou ainda sobre um acordo comercial que está para ser fechado entre os Emirados e o Mercosul, que beneficiaria Santa Catarina.

Conversamos, ainda, com o diretor da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimeo, com o intuito de potencializar a promoção de Santa Catarina nos Emirados Árabes.

No segundo dia de viagem, fomos à Câmara de Comércio de Dubai apresentar os potenciais catarinenses. Além disso, buscamos entender quais as necessidades dos empresários de Dubai que podem ser supridas pelos empreendedores catarinenses.

Depois, a comitiva conheceu o Jebel Ali Port, o porto de Dubai. Ao todo, o porto movimenta 14 milhões de contêineres ao ano e atende cerca de 3 bilhões de pessoas em diferentes continentes. A visita mostrou como os portos catarinenses precisam de modernização. Lá, a liberação de um contêiner leva de 15 a 30 minutos. É tudo muito tecnológico e rápido. Na reunião, a multinacional afirmou que tem interesse em administrar ou firmar parceria com o Porto de Itajaí.

Já em Abu Dhabi, iniciamos os compromissos com diretores e professores da Higher Colleges of Technology (Faculdades Superiores de Tecnologia), onde foi proposto um acordo de cooperação entre os Emirados Árabes e o governo catarinense, através de instituições de ensino daqui. Essa faculdade sofreu uma grande transformação curricular há dois anos, passando a priorizar, além do ensino teórico, as ciências aplicadas, para preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Uma bandeira que defendo muito aqui em Santa Catarina e no Brasil. Precisamos investir em cursos profissionalizantes, em mais tecnologia nas salas de aula e, assim, ajudar a criar novas oportunidades para nossos jovens. O intercâmbio de alunos e professores também foi tratado na reunião.

Na sequência, fomos para o fundo de investimentos Mudabala, onde foram apresentados projetos de infraestrutura para portos, aeroportos e ferrovias. Pautas importantes para nosso desenvolvimento, que precisam de financiamento ou investimento internacional.
O potencial turístico de Santa Catarina foi outro tema discutido, incluindo a possibilidade de um voo direto entre os Emirados Árabes e Florianópolis.

No dia seguinte, conhecemos o Departamento Imobiliário e Infraestrutura de Abu Dhabi, a Câmara Comercial de Abu Dhabi e, ainda, a Zayed University, onde também foram propostas parcerias com o Estado.

No último dia de viagem, tivemos uma reunião importante no Grupo Edge, especializado em tecnologias avançadas de segurança. Com eles, conhecemos equipamentos que podem ser utilizados nas escolas catarinenses para proteger nossos alunos dos criminosos.

Após esta semana intensa de imersão à cultura e às estruturas dos Emirados, volto muito satisfeito e entusiasmado ao nosso Estado. Conseguimos aprender e apresentar todo o potencial que temos e, certamente, essa conexão resultará em excelentes negócios e parcerias, assim como colhemos com a viagem ao Panamá, realizada no ano passado. Precisamos olhar para fora e nos inspirar em modelos que deram certo. Santa Catarina é um Estado maravilhoso, mas podemos fazer ainda muito mais para gerar renda e oportunidade ao nosso povo.