Blog do Prisco
Destaques

Quer saber como foi a performance da economia de SC?

Facisc divulga dados atualizados do Iper/SC na próxima segunda-feira, 30/9

Quer saber como foi a economia catarinense no primeiro semestre de 2019? Então acompanhe na próxima segunda-feira. 30/9, a divulgação dos dados atualizados do Índice de Performance Econômica de Santa Catarina – Iper/SC pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc).  O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, e o economista Leonardo Alonso Rodrigues, vão revelar como foi a performance da economia catarinense no primeiro semestre de 2019 e no acumulado dos últimos 12 meses. A divulgação será às 14h na sede da Facisc.

O Iper é um índice econômico inédito em Santa Catarina. Tem como objetivo produzir uma estimativa trimestral da movimentação econômica das regiões do estado de Santa Catarina e do estado como um todo. O Iper foi criado a partir de indicadores relevantes que possuem relação direta com a movimentação econômica das regiões do estado, como: movimentação bancária, consumo de energia, movimentação do comércio exterior, movimentação do emprego, e movimentação da frota de veículos. “O índice é resultado de cinco grupos de informações e 13 variáveis de dados”, esclarece o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues.

Para a criação do índice foram adotados alguns critérios para a seleção das variáveis escolhidas como: informações que possuam relação com atividade/movimentação econômica (exemplo: emprego), informações de fontes confiáveis, informações que possuam frequência mensal e/ou trimestral de divulgação e que possuam publicação a nível municipal (para agregação regional).

Para que serve o Iper/SC?

Segundo o economista Leonardo Alonso Rodrigues o Iper-SC auxilia no planejamento e tomada de decisões para o setor empresarial. Para o setor público serve como acompanhamento e monitoramento da evolução  da economia local, para a mensuração dos impactos de investimentos, intempestividades e seus resultados sobre a economia local. Também serve para atender às associações empresariais (ACIs) com informações de abrangência local, e pode ser utilizado como referência em todas as regiões de Santa Catarina.

Diferença entre o Iper-SC e o PIB Catarinense

O Iper capta e mensura mais a movimentação econômica como um todo. Relaciona indicadores de atividade a níveis municipais e regionais de frequência mais recorrente. No Iper são analisadas 13 variáveis divididas em 5 categorias. O PIB é soma dos valores adicionados por setores de forma mais ampla, sendo a soma dos bens e serviços produzidos no estado. “Devido a essas características o que difere é a magnitude das variações, porém, a direção e sentido caminham de igual forma, é o que analisamos com a série histórica que possuímos das duas variáveis”, explica o economista.