Blog do Prisco
Coluna do dia

Quinteto técnico

Moisés da Silva e alguns assessores mais próximos ainda vislumbram um sopro de esperança de permanência no poder a partir da composição da Comissão Mista Julgadora que vai julgar a próxima etapa do processo de impeachment do governador e da vice.

Os cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foram sorteados esta semana. Deste total, apenas um não começou a carreira na magistratura. Ou seja, o sorteio recaiu sobre nomes mais conhecidos pela atuação técnica, do ponto de vista do Direito, do que pela desenvoltura política, podemos dizer assim. Os sorteados no TJSC foram os seguintes: desembargadora Cláudia Lambert, desembargador Rubens Schulz, desembargador Sérgio Rizelo, desembargador Carlos Alberto Civinski e desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch.

Os outros cinco integrantes do colegiado são deputados estaduais, escolhidos pelo voto também esta semana. Todos eles foram a favor do impedimento do governador e da vice no plenário da Alesc e tudo leva a crer que manterão suas posições.

Os escolhidos no Parlamento foram Kennedy Nunes (PSD), Maurício Eskudlark (PL), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Sargento Lima (PSL) e Láercio Schuster (PSB).

Curiosidades

Entre o quinteto de deputados, destaque para duas curiosidades: Maurício Eskudlark foi líder do atual governo na Alesc durante o ano de 2019. Já no começo de 2020, quando ainda não se falava em impeachment, ele ingressou com tudo na trincheira oposicionista.

Terceiro grau

Já o emedebista Luiz Fernando Vampiro foi colega de Moisés da Silva, quando este ainda nem sonhava que um dia poderia virar governador do Estado, na Faculdade de Direito em Tubarão. Ou seja, conhece o ainda chefe do Executivo de longa data.

Farda

Ex-comandantes-gerais da Polícia Militar (e o atual, inclusive) e do Corpo de Bombeiros foram à Casa d’Agronômica para prestar solidariedade a Moisés da Silva.

Os oficiais também demonstraram indignação, considerando “frágil” o impeachment que avança agora sob os cuidados do Poder Judiciário.

Além da pose para a foto, os ex-comandantes assinaram uma carta de apoio ao governador, documento também subscrito pela Feneme (Federação Nacional de Oficiais Militares Estaduais e do DF); ACORS-SC, ABVO-SC e Associção dos Oficiais da Reserva.

Muito justo

A Assembleia Legislativa aprovou medida provisória que prevê gratificação financeira para quem está na linha de frente no combate ao coronavírus e atua em emergências, UTIs e no Centro de Operações e Emergências de Saúde.

Os recursos estão programados em lei federal que estipula ajuda da União  para Estados e municípios.  O Relator da proposta na Comissão de Finanças, deputado Milton Hobus foi favorável à medida: “É algo justo, propício para esse momento de pandemia e valoriza esses trabalhadores da saúde.”

No Sul

Operação Seivel 2, que investiga crimes praticados na cidade de Laguna e no IPREV por empresários, servidores públicos e agentes políticos, sacudiu o Sul do Estado ontem. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 10 medidas de proibição de acesso à Câmara de Vereadores de Laguna, duas medidas de afastamento da função pública, 120 mandados de busca e apreensão e oito cautelares de sequestro de bens, entre eles uma embarcação pesqueira.

Respingos

Ainda faltam muitos detalhes da operação a virem à tona, mas dependendo do teor que possa indicar participação efetiva do atual prefeito de Laguna no esquema, haverá reflexos inevitáveis ao projeto de reeleição dele.