Blog do Prisco
Coluna do dia

Racha no PR

Prefeito de Tangará, no Meio-Oeste, cidade próxima a Videira, Nadir Baú da Silva, ficou sabendo pela imprensa regional de que havia sido expulso do PR, partido ao qual estava filiado. O presidente estadual do PR é o deputado federal e candidato ao Senado, Jorginho Mello. O dirigente aliou-se ao projeto de Mauro Mariani, candidato ao governo pelo MDB. Baú, a seu turno, é ligado a Gelson Merisio, candidato do PSD ao governo e que tem seu apoio nesta campanha.

O prefeito, surpreso com as notícias, distribuiu uma nota firme, elencando, de forma clara, os pontos principais desta história e da decisão, segundo ele, unilateral de Jorginho Mello no sentido de aliar-se ao MDB. Baú também é aliado do deputado estadual e candidato à reeleição Natalino Lázare.

O parlamentar hoje está filiado ao Podemos. Saiu em 2017 justamente do PR por não concordar com os rumos do partido em Santa Catarina e que foram definidos sem que ele ao menos fosse consultado, principalmente quando Jorginho Mello decidiu desembarcar do então governo Raimundo Colombo. Lázare conseguiu no TRE, por unanimidade, o direito de sair do PR sem prejuízo para o seu mandato parlamentar.

 

Em Chapecó

Mas não é só Nadir Baú que já manifestou publicamente seu descontentamento com a decisão de Jorginho Mello, de aliar-se ao MDB. Vereador, ex-presidente da Câmara  e um dos melhores quadros da política de Chapecó, Márcio Sander também não está com o MDB. Apoia Gelson Merisio e segue em sintonia com o prefeito Luciano Buligon, PSB, partido que é aliado de primeira hora do pessedista.

 

Outro lado

Ainda em Chapecó, o vice-prefeito, Elio Cella, rompeu com o grupo de Merisio, que tem o prefeito da cidade, Luciano Buligon, como principal líder. Filiado ao mesmo PR e candidato a deputado estadual, o vice está fechado com Jorginho Mello e apoia o MDB de Mauro Mariani.

 

Janela

Além de Natalino Lázare, o PR elegeu outro deputado em 2014. Mário Marcondes aproveitou a janela de março de 2017 e migrou para o PSDB. Também estava contrariado com a condução partidária.

 

Campanha

A seccional Barriga-Verde da OAB lança, nesta quarta-feira, a campanha “Vote com Responsabilidade”. De acordo com a entidade, o eleitor catarinense acaba de ganhar mais uma ferramenta de orientação para as eleições deste ano. A iniciativa da OAB tem o apoio de outras 16 entidades.

 

Tiroteio

No dia 31, sexta-feira, começam os programas de Rádio  e TV. O período da atual campanha é o mais curto da história. Mesmo assim, haverá tempo para troca de chumbo grosso nos espaços midiáticos das coligações e partidos. Não na estreia, quando comumente os discursos são de apresentação e bem mais light. Mas setembro promete temperatura em elevação no rádio e na TV.

 

Território

A terça-feira marcou a primeira caminhada e o tradicional bandeiraço com os candidatos majoritários do PSL, partido de Jair Bolsonaro, em Santa Catarina.

A cidade escolhida, e não por acaso, foi Tubarão. O candidato ao Senado, Lucas Esmeraldino, é tubaronense. E o cabeça-de-chapa, Comandante Moisés, comandou o Corpo de Bombeiros local por 15 anos.