Blog do Prisco
Coluna do dia

Reeleição dá o tom

A maioria esmagadora dos prefeitos que se candidataram à reeleição no pleito deste ano venceram a disputa. Alguns exemplos de cidades maiores. Volnei Morastoni conseguiu mais um mandato, o segundo consecutivo e o terceiro de sua história política em Itajai. Em Criciúma, Clésio Salvaro também vai para o terceiro mandato, mas venceu quatro eleições (considerando-se a de 2012, ano em que ele não pode assumir). É campeão de votos.

Na Capital, depois de 20 anos um prefeito conseguiu liquidar a fatura no primeiro turno. Gean Loureiro cravou seu nome na história após ter vencido a primeira, em 2016, por pouco mais de mil votos.

Em Tubarão, mais uma reeleição esmagadora, com Joares Ponticelli chegando ao segundo mandato.

Ou seja, ao contrário de 2018, quando o eleitor decidiu renovar de supetão, elegendo desconhecidos, agora a opção foi pela segurança de nomes conhecidos e consagrados nas urnas.

 

PSD nas grandes cidades

Outro partido que merece um registro à parte nesta eleição é o PSD, dono de uma bancada forte na Alesc, onde o partido pilota a Casa com o experiente Júlio Garcia.

Os pessedistas conquistaram 10 cidades a menos que o PP, mas em compensação emplacaram em cinco municípios que estão entre os 17 maiores do estado.

 

Quinteto

O PSD ganhou a eleição em São José, Chapecó, Palhoça, Lages e Rio do Sul e está no segundo turno em Joinville, maior colégio eleitoral de Santa Catarina.

O resultado é alentador para o partido que estará no centro do tabuleiro das articulações com vistas ao pleito de 2022.

 

Quarentena

A governadora Daniela Reinehr testou positivo para Covid-19. O resultado do teste realizado nesta segunda-feira, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) foi liberado na terça-feira. A governadora apresentou sintomas leves, passa por avaliação médica e, em isolamento, cumprirá a agenda de reuniões por videoconferência.

Ontem ela conversou com lideranças empresariais de Blumenau. A agenda, que seria presencial, ocorreu de forma remota. A participação da governadora em visitas e vistorias em Blumenau e Indaial foi suspensa.

 

Devolução

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC) vai notificar 3.082 agentes públicos e pensionistas especiais do Executivo de Santa Catarina que receberam o auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal em função da epidemia do novo coronavírus.

 

A lista

Desta lista, apenas 117 são servidores estatutários ativos, dos quais 60 já devolveram ou estão em processo de devolução do benefício. A maioria (96%) é de servidores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) ou pensionistas especiais não previdenciários (cidadãos que recebem pensão do Estado devido a situações de incapacitação ao trabalho, cuja renda familiar não ultrapassa dois salários mínimos).

 

Roteiro da vitória

Deputada Geovania de Sá, presidente estadual do PSDB, tirou a segunda-feira para um roteiro de cumprimentos aos tucanos vitoriosos no pleito municipal. A agenda começou na prefeitura de Criciúma, com o prefeito reeleito Clésio Salvaro. Passou por Siderópolis, onde parabenizou os tucanos Franqui Salvaro e Adriano Teixeira. Também foi cumprimentar Rogério Frigo pela reeleição em Nova Veneza.

 

Totalização

Deu um abraço no amigo Almides, eleito prefeito em Santa Rosa do Sul, e no Keinha, que estará à frente da prefeitura de Balneário Gaivota nos próximos quatro anos.

Ao todo, a deputada comemora o resultado obtido pelo PSDB em Santa Catarina no dia de ontem. Foram 32 prefeitos eleitos e 25 vice-prefeitos. O partido somou 261 vereadores vitoriosos em 140 municípios catarinenses. Deste total, 47 são mulheres, sendo quatro reeleitas.

 

 

Posts relacionados

Atravessada na Lava Jato

Autor

PR com Angela

Autor

Pregação para convertidos

leander