Blog do Prisco
Manchete

Reitor da Univali recebe título de Cidadão Itajaiense 

Valdir Cechinel Filho foi homenageado por sua contribuição ao município na Câmara de Vereadores de Itajaí 

O reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Valdir Cechinel Filho, recebeu nesta terça-feira, 14, o título de Cidadão Itajaiense na sessão solene de aniversário da cidade na Câmara de Vereadores de Itajaí.  

O título é destinado a pessoas nascidas fora da cidade e com contribuição de destaque ao município. O projeto de Resolução nº 7/2022, que concede títulos honoríficos a pessoas com relevante contribuição para Itajaí, foi aprovado na 33ª Sessão Ordinária, realizada no dia 2 de junho.

“Com grande honra recebo o título de Cidadão Itajaiense e agradeço profundamente essa distinção. Cabe a mim somente reconhecer publicamente que essa honraria foi conquistada não somente pelo meu trabalho, mas também graças ao valoroso empenho do grande time Univali que não mede esforços para contribuir com o desenvolvimento do município por meio do ensino de excelência, da pesquisa, da extensão e demais atividades inerentes à Fundação Univali. Reafirmo, extremamente orgulhoso e feliz, que a expertise de nosso corpo técnico-administrativo segue à disposição da nossa querida Itajaí”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Valdir Cechinel Filho é natural de Urussanga, no sul de Santa Catarina, e reside em Itajaí desde 2001. É mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi eleito reitor e presidente da Fundação Univali pela primeira vez em 2018 e reeleito para o quadriênio de gestão 2022-2026.

Foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali por 12 anos e, a partir de 2014, ocupou o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 60 livros, capítulos de livros e de mais de 400 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 12 depósitos de patentes nacionais e internacionais. Está entre os pesquisadores mais influentes do mundo, segundo estudo da Universidade de Stanford, e entre os 10 mil principais pesquisadores da América Latina, no Índice Científico Alper-Doger (AD).

Também receberam o título de Cidadão Itajaiense o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, o jornalista Jânio Flavio de Oliveira, o empresário José Joventino dos Santos, o ex-vereador Osvaldo Gern, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral Rodrigo Fernandes e a professora Verônica Roncelli.

foto>divulgação