Blog do Prisco
Notícias Últimas

Reitor da Univali será reempossado na próxima terça-feira, 15

Valdir Cechinel Filho vai comandar a instituição até 2026

 

O professor Valdir Cechinel Filho será reempossado na próxima terça-feira, 15, no cargo de presidente da Fundação e reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para o quadriênio de gestão 2022-2026.

A cerimônia acontece no Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí, a partir das 19h e será transmitida ao vivo pelo Youtube.

Valdir Cechinel Filho foi reeleito reitor no dia 7 de dezembro com 99,34% dos votos válidos dos membros do Colégio Eleitoral. Os eleitores, integrantes do Conselho de Administração Superior (CAS), do Conselho Universitário (CONSUN) e do Conselho Curador (CC), representam todos os segmentos da Fundação e da Universidade, além de entidades externas da sociedade civil e dos municípios onde há campus da Univali.

Na mesma sessão também serão empossados o vice-presidente da Fundação Univali e vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa, o vice-reitor de Graduação, professor José Everton da Silva, a tesoureira da Fundação Univali, professora Francine Simas Neves, a secretária executiva da Fundação Univali, professora Luciana Merlin Bervian, e o procurador geral da Fundação Univali, professor Rodrigo de Carvalho.

A cerimônia seguirá os atuais protocolos estaduais para a realização de eventos: no local será disponibilizado álcool gel, haverá medição de temperatura e, preferencialmente, os convidados devem apresentar documento que comprove a vacinação. O acesso ao Campus para os convidados será pelo portão 2 da Rua Uruguai (ao lado do Clube Atiradores).

Valdir Cechinel Filho é natural de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, casado com Lenita Ceccone Cechinel e pai de duas filhas: Camile e Milene. É mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foi eleito reitor da Universidade do Vale do Itajaí e presidente da Fundação Univali pela primeira vez em 2018. Antes, foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali por 12 anos e, a partir de 2014, ocupou o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

É também pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 60 livros, capítulos de livros e de mais de 400 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 12 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Participa, ainda, ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas. Sua intensa atuação na ciência e tecnologia permitiu que recebesse da Fapesc, em 2012, o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, na categoria Protagonista de Inovação.

Também foi indicado, em 2013, como finalista do Prêmio Santander/Guia do Estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria Farmacêutica Eurofarma e, em 2015, foi indicado como finalista na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado “Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira”.

Além disso, em 2017, recebeu a 1ª Comenda de Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), por sua relevante e destacada contribuição à educação superior brasileira.

Prêmios 2021 – Valdir Cechinel Filho está entre os pesquisadores mais influentes do mundo, pelo segundo ano consecutivo, segundo estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A pesquisa utiliza as citações da base de dados Scopus e foi publicada no Journal Plos Biology. O levantamento apresenta dois rankings. Um deles analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira. O outro, por sua vez, considera os impactos recentes de suas pesquisas. Cechinel é destaque nos dois.

Também em 2021 figurou na lista dos 10 mil principais pesquisadores da América Latina, no Índice Científico Alper-Doger (AD) na área de Biological activity/ phytochemistry/medicinal chemistry.

Venceu também a etapa catarinense do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu Landi, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), como Pesquisador Inovador – subcategoria Setor Empresarial.