Blog do Prisco
Destaques

Vereador Kaká protocola projeto Médico Amigo da Escola

O Projeto número 19/2022, que dispõe sobre a implantação do Programa “Médico Amigo da Escola” nos Centros Educacionais do Município de Balneário Camboriú e cria o Selo “Médico Amigo da Escola”, foi protocolado na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, nesta semana.
De acordo com a proposta, o programa será prestado por médicos voluntários, sem qualquer ônus ao Município, que prestarão atendimento de avaliação ponderal (peso e altura), nutricional, monitoramento de vacinas e poderão dar orientações preventivas de diversas doenças aos monitores e professores, que poderão repassá-las aos pais dos alunos.
Em caso de baixa adesão de médicos voluntários, o Município poderá integrar ao programa profissionais já pertencentes ao quadro de servidores da Prefeitura Municipal. A Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde do Município poderão atuar em conjunto, realizando um cronograma dos Centros Educacionais que serão atendidos, bem como o cadastramento dos médicos voluntários que farão o atendimento aos alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Os atendimentos deverão ocorrer no início e ao final do ano letivo, em calendário predeterminado entre as Secretarias, devendo ser comunicado com antecedência à direção dos Centros Educacionais a serem visitados, a qual deverá dar ciência aos alunos através de cartaz informativo.
A proposta prevê ainda a instituição do selo “Médico Amigo da Escola”, com a finalidade de incentivar médicos voluntários a participarem, prestando atendimento aos alunos matriculados na rede pública de ensino de Balneário Camboriú.
O selo “Médico Amigo da Escola” poderá ser divulgado pelo médico, proibida a divulgação de materiais audiovisuais que contenham imagens dos alunos ou do interior das unidades de ensino.
“O funcionamento do Selo “Médico Amigo da Escola”, poderá ser feito através de Decreto Municipal”, sugere o vereador Kaká, destacando que o programa será preventivo, podendo evitar o possível desenvolvimento de diversas doenças infantis e contando ainda com a orientação das monitoras e professoras que poderão ser repassadas aos pais, a título de informação educativa.
Se aprovado e instituído o Selo “Médico Amigo da Escola”, é uma maneira do Município agradecer aos serviços prestados de forma voluntária aos profissionais participantes do programa, avalia Kaká.