Blog do Prisco
Notícias Últimas

Reitora da Unesc recebe honraria de Cidadã Catarinense em cerimônia prestigiada

A reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com o título de Cidadã Catarinense. A oficialização do significativo reconhecimento ocorreu durante a Sessão Solene realizada na noite desta segunda-feira (4/12), em Florianópolis. A cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas deputados e ex-deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, empresários, presidentes de bairros, professores, estudantes e membros da comunidade, transformou o espaço do salão da Assembleia em um ambiente repleto de celebração e gratidão. O evento teve ainda a transmissão ao vivo pelo Canal da Assembleia no Youtube.

De origem do Rio Grande do Sul, a reitora agora vê seu elo com Santa Catarina ainda mais fortalecido ao ser agraciada com o título. “Esse é um dos reconhecimentos mais importantes que recebo na minha vida. Escolhi, há mais de 30 anos, o estado de Santa Catarina para viver, constituir a minha família, fazer amigos e ser feliz com o resultado do meu trabalho. Tive grandes oportunidades neste estado e, desde então, estou completamente encantada por Santa Catarina, pela sua população, pela sua capacidade pujante. Este é um estado em destaque no âmbito nacional e que confere a um trabalho bem feito, o reconhecido devido. Sou muito grata e serei para sempre leal à Alesc, sobretudo aos 40 deputados, em especial ao propositor deste título”, compartilhou a então Cidadã Catarinense, sendo muito ovacionada e aplaudida de pé pelo público presente.

Foto: Hannah Pires

A iniciativa para conceder o reconhecimento à Luciane foi do deputado estadual Júlio Garcia, tendo recebido o respaldo unânime de todos os parlamentares catarinenses. Em seu discurso durante a cerimônia, o deputado não apenas enalteceu as conquistas profissionais de Luciane, mas também exaltou sua essência como líder feminina, sendo uma fonte de inspiração para as mulheres na sociedade.

“A Luciane é uma pessoa muito especial que não teve o privilégio de nascer em Santa Catarina, mas que fez toda a sua vida neste estado. Essa homenagem resplandece a sua notável trajetória, especialmente por seu papel fundamental na concepção e aprovação do Projeto de Lei que deu vida ao programa Universidade Gratuita em parceria com o governo estadual. Ela é uma liderança feminina de destaque em nosso estado. Com sensibilidade, coragem e determinação, ela conquistou um espaço que serve de inspiração e merece nosso reconhecimento”, enfatizou o deputado proponente.

Para além dos feitos na Unesc e na Acafe, o deputado destacou também o comprometimento de Luciane nos conselhos educacionais em âmbito nacional e estadual, nos quais sua defesa incansável pela excelência educacional se fez presente em diversos projetos de forma ativa.

“Essa homenagem é o reconhecimento de alguém que trabalha por Santa Catarina. Se tivermos educação, saúde, segurança, social, tudo vai melhorar. Luciane tem o caráter ilibado e atuação destacada. Lu, te admiro, te respeito, sou leal e grato”, enfatizou Garcia.

 

Entusiasmo

Presente no evento, o governador Jorginho Mello, também deixou suas palavras para a reitora. “Ela é vibrante e acredita no que faz, contagia as pessoas e não tempo ruim. Faz as coisas com entusiasmo. Sempre fui defensor das Universidades Comunitárias. A região do estado era antes e depois das comunitárias, que trouxeram o fortalecimento da educação. Não tem outro caminho, que não seja pela educação. Você é um bom exemplo disso. Veio para emprestar seu brilho, dedicação e trabalho”, enalteceu o governador.

“É um orgulho ter você como cidadã catarinense. Presta um serviço e vai continuar a prestar um grande serviço, principalmente pela educação. Você foi fundamental no projeto Universidade Gratuita. Você orgulha o Sul, o estado e o Brasil”, complementou o governador.

Durante o discurso, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, representou também todos os líderes dos Poderes Executivos da região e parabenizou a homenageada. “Esta homenagem é justa e merecedora. Estar aqui é compromisso nosso, de cidadão criciumense. A cidade, que tem o berço plasmado em carvão, que hoje é aurora brilhante de uma nova e feliz geração, lhe concedeu o título. Hoje foi a vez do estado reconhecer o seu trabalho. O que mais pode engrandecer uma pessoa? O que torna uma pessoa grande, o que te faz grande é colocar sempre a primeira pessoa no plural. Nunca o eu, mas sempre nós. Chegamos onde chegamos porque temos uma equipe comprometida. Este sentimento de gratidão que levas com todos é o que te faz grande”, enalteceu o prefeito.

“Durante a vida, trabalhei com o coração. Estou profundamente emocionada e é difícil expressar o verdadeiro significado deste título para a minha vida e caminhada. Já carrego com orgulho o título de cidadã criciumense, e agora, verdadeiramente, faltam-me palavras para expressar a grandiosidade desta honraria de ser reconhecida como cidadã catarinense”, finalizou Luciane.

 

Sobre Luciane

Luciane Bisognin Ceretta é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, possui mestrado em Enfermagem pela UFSC e doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc. Possui ampla formação acadêmica em gestão, com quatro MBAs abrangendo Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão de Projetos. Além disso, possui oito especializações, sendo quatro na área da saúde e quatro na área de educação. A mais recente foi concluída neste ano pela Universidade de São Paulo (USP). Sua experiência na área da saúde abrange Saúde Coletiva, com foco em Saúde Pública e Educação na Saúde, estudos sobre epidemiologia e gestão em saúde. É uma pesquisadora reconhecida e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado na Unesc.

Sua experiência na educação inclui estudos sobre gestão universitária, acesso e permanência de estudantes no ensino superior e legislação educacional para o ensino superior. Nascida em Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, construiu uma carreira profissional consolidada em Santa Catarina. Contribuiu significativamente para a saúde municipal em Iporã do Oeste e Criciúma, implementando modelos de atenção primária e unidades de saúde em áreas carentes. Foi consultora da Organização Pan-Americana de Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz, desenvolvendo projetos inovadores para o planejamento e a gestão na área da saúde em diversos estados brasileiros, em parceria com o Ministério da Saúde.

Na área acadêmica, teve uma trajetória ascendente na Unesc, desde professora, coordenadora de curso, diretora de unidade acadêmica, pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão até a posição de reitora, fortalecendo a instituição como referência não apenas no ensino superior, mas também na pesquisa e extensão. Envolvida na implantação do Centro de Inovação de Criciúma e na elaboração dos planos de desenvolvimento socioeconômico para a região sul de Santa Catarina. Além de seu papel na Unesc, Luciane assumiu a presidência da Acafe, liderando iniciativas que ampliaram o subsídio público para o ensino superior em Santa Catarina. Lidera a Comissão de Regulamentação das Universidades Confessionais e Comunitárias Brasileiras junto ao Conselho Nacional de Educação e é membro da Comissão Nacional de Residências em Saúde, representando o Conselho Nacional de Educação.

Recentemente eleita vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Recebeu em 2023 o Diploma de Mérito Educacional do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina; foi homenageada com o Prêmio Mulheres na Ciência pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina; recebeu o Prêmio Líderes da LIDE Santa Catarina na categoria “Liderança Catarinense Destaque Nacional’, e o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger pela Câmara dos Deputados; Destaque Fiocruz para pesquisadores que buscaram contribuir com estudos para compreender os efeitos da Covid-19 e apoiar municípios brasileiros, além de diversos outros prêmios, honrarias e homenagens.

Reconhecida como conselheira em órgãos educacionais estaduais e nacionais, Luciane é destacada pelo seu compromisso e contribuição tanto na área de saúde quanto na educação, tendo prestado serviços valiosos ao estado de Santa Catarina.

 

Prestígio

“Esta casa, em 2023, poucas vezes, esteve composta de tamanha representação. Isso é uma homenagem à sua história, brilhantismo e trajetória. Cada vez que homenageamos alguém com notável trajetória na área da educação nos enche de orgulho. Sua contribuição como profissional, especialista em gestão e planejamento e serviço em saúde, é exemplar, refletindo no desenvolvimento da Unesc. Tenho certeza que a Universidade impacta na vida dos acadêmicos e do estado” – Luciane Carminatti – presidente da comissão de educação e cultura.