Blog do Prisco
Notícias Últimas

Reunião discute melhorias no Porto de Imbituba

Encontro entre representantes da classe empresarial e o secretário de Estado Beto Martins também teve como pauta o Aeroporto Regional

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, e o vice-presidente da entidade, Gilberto Francisco Hobold, reuniram-se nesta quarta-feira, 24, em Florianópolis, com o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins. Em pauta, melhorias na infraestrutura de transporte no Sul do Estado.

“Nós reunimos importantes atores da logística do Sul de Santa Catarina para conversar e encontrar soluções para algumas reivindicações. Saímos com alguns encaminhamentos para definir as melhores ações em busca de mais eficiência no setor”, afirma o secretário Beto Martins.

Em relação ao Porto de Imbituba, foram relatadas as dificuldades para escoar produtos da região, questões como os custos e as limitações impostas pela operação de apenas um armador no porto, a quantidade de contêineres inferior às necessidades e em qualidade abaixo das exigências para o transporte de arroz, por exemplo.

Expansão da linha férrea

Representantes do Terminal Intermodal Sul (TIS) e da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) também apresentaram a necessidade da expansão da linha férrea dentro do Porto de Imbituba, para aumentar a produtividade logística.

“Temos uma proposta de projeto, que será custeada pelas empresas, e estamos abertos para discutir a melhor forma de realizá-lo. Nossa ideia é poder levar o trem até o terminal, melhorando a eficiência e aumentando o ganho de produtividade com a menor interferência possível na área portuária, o que significará uma redução de custos em até R$ 4 milhões e poderá refletir nos preços de fretes”, explica o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.

O encontro mediado pelo secretário Beto Martins definiu pela criação de um Grupo de Trabalho para discutir o projeto de expansão da linha férrea e uma reunião mais ampla para debater os custos de frete.

Comitiva do Sul

 Reforçaram as demandas os presidentes do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz), Walmir Rampinelli, e da Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro), Dionísio Bressan Lemos, também presentes ao encontro.

A comitiva do Sul do Estado contou ainda com o coordenador da Câmara de Relações Institucionais (CRI), Edilson Zanatta, também representante do TIS, integrantes da Santos Brasil, o CEO Daniel Dória e o diretor jurídico Gabriel Moura, e o presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antônio Braga Martins.

Outro pleito colocado foi a viabilização de uma linha de navegação de longo curso, facilitando as exportações. Item que representa o maior volume exportado na Região Carbonífera, os produtos cerâmicos hoje são embarcados por outros portos do Estado e, dependendo do destino, transportados pelo modal rodoviário.

Aeroporto de Jaguaruna

Sobre o Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, foram tratados assuntos como a reforma no terminal de embarque, a implantação do terminal de cargas, o alargamento da pista e a frequência de voos.

O pleito de acelerar o processo de privatização, garantindo os investimentos e melhorias necessários para atender a demanda da região, já havia sido apresentado ao governador Jorginho Mello em fevereiro, durante visita à Acic. Na ocasião, a classe empresarial também solicitou o fortalecimento da Zona de Processamento de Exportação e reestruturação do Porto de Imbituba, incluindo investimentos que garantam o aumento na capacidade de operação.

Avaliação

O presidente da Acic, Valcir José Zanette, ressalta a importância de reunir representantes da classe empresarial e do poder público para debater possíveis soluções a esses pleitos.

“Percebemos que todos pensam da mesma forma, ou seja, em favor do desenvolvimento do Sul de Santa Catarina. Saímos bastante entusiasmados, a partir da posição do secretário, muito objetiva, querendo resolver a situação. Estamos satisfeitos e vendo que este governo está ouvindo, atendendo e sendo objetivo em relação às demandas”, avalia Zanette.