Blog do Prisco
Notícias Últimas

Reunião regional do Sistema Faesc/Senar discute oportunidades do setor produtivo no Planalto Norte

Diversos temas da atualidade do agronegócio estiveram em pauta na última sexta-feira, dia 11, durante reunião regional do Planalto Norte, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). O evento contou com a presença de representantes dos Sindicatos Rurais da região e foi coordenado pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo.

Entre os destaques da pauta estiveram a significativa adesão dos municípios da regional ao Programa Lar Legal Rural. As invasões de terras pelo MST em propriedades produtivas também fizeram parte da pauta e a orientação da Faesc em relação a essa situação é que os produtores busquem ajuda, imediatamente, junto aos órgãos responsáveis.

Também foram discutidos temas como os impactos da Reforma Tributária, o Plano Safra, a produção de leite, o calendário de feiras, o marco temporal, a segurança no campo, o Programa Lar Legal Rural, a atuação do Senar com a campanha publicitária “AGRO, DO PEQUENO AO GRANDE. DO CAMPO PRA VOCÊ”, a importância do fortalecimento dos Sindicatos em suas bases com a ampliação da participação de mulheres e jovens e as formas de aumentar a prestação de serviços aos associados.

O presidente Pedrozo explicou que os encontros não foram realizados durante a pandemia e neste ano foram retomados nas sedes microrregionais da Faesc com o objetivo de nortear as ações e as atividades do Sistema Sindical no Estado. Também foi debatida a questão do período de vazio sanitário no plantio de grãos no Estado de SC.

O vice-presidente regional da Faesc no Planalto Norte, Francisco Eraldo Konkol, ressaltou o expressivo trabalho desempenhado pelas equipes dos Sindicatos Rurais da região e comentou sobre a importância da reunião regional para discutir e planejar ações que visem fortalecer ainda mais o setor produtivo.

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Faesc, Gilmar Zanluchi, destacou o importante trabalho da entidade com as ações de Formação Profissional Rural, Promoção Social e Assistência Técnica e Gerencial, entre outras iniciativas voltadas ao profissionalismo no campo. Reconheceu o importante papel dos Sindicatos Rurais que atuam em suas bases e são essenciais para o sucesso das ações.

 Também estiveram presentes os vice-presidentes da Faesc, Clemerson Pedrozo, Enori Barbieri e Antônio Marcos Pagani de Souza e a supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss.

PLANALTO NORTE

A região do Planalto Norte é formada pelos seguintes Sindicatos Rurais: Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Itaiópolis, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Joinville.

PRÓXIMA REUNIÃO

Região SUL: dia 18 de agosto, às 9 horas, na sala de reuniões da ACIVALE – Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte, Av. Felipe Schmidt, 3041 – Trevo, Braço do Norte – SC.

Foto 12 – Reunião regional contou com a presença de representantes dos Sindicatos Rurais do Planalto Norte. (Foto Eliton Tibe)