Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Revogação de honraria a Geddel é aprovada na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, o Projeto de Lei de autoria do deputado João Amin (PP-foto) que revoga a concessão da Medalha Anita Garibaldi ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), envolvido em inúmeros escândalos nacionais, entre eles na maior apreensão de dinheiro já registrada no país, R$ 51 milhões de reais em espécie guardados em um imóvel ligado ao político baiano. O PL agora vai à votação em Plenário nesta quarta-feira.

Durante a tramitação na CCJ, onde foi relatado pelo deputado Darci de Matos (PSD), o projeto recebeu apoio unânime de todos os parlamentares. Autor da matéria, o deputado João Amin defendeu sua aprovação: “Como se não bastasse os últimos acontecimentos envolvendo o ex-ministro, com inúmeras denúncias de corrupção, é importante lembrar que quando titular do Ministério da Integração Nacional Geddel beneficiou seu estado com grande parte dos recursos disponíveis na pasta – era pré-candidato ao governo da Bahia – em detrimento de estados como Santa Catarina, vitimado por graves desastres naturais”.

A Medalha Anita Garibaldi, instituída em 1972 pelo então governador Colombo Machado Salles, é considerada um símbolo da bravura catarinense, destinada a recompensar pessoas ou entidades nacionais e estrangeiras que, no campo de suas atividades, se hajam distinguido de forma notável ou relevante, e tenha contribuído, direta ou indiretamente, para o engrandecimento de Santa Catarina.  A concessão se dá por ato próprio do governador do estado, após ouvido o Conselho instituído para tal finalidade.

Ocorre que no ano de 2010 o então governador do estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), concedeu a Medalha Anita Garibaldi ao Sr. Geddel Vieira Lima. Coube ao governador em exercício, Leonel Pavan (PSDB), proceder a entrega em 10 de março de 2010, tendo em vista que o titular encontrava-se em viagem oficial.

 

Posts relacionados

Alesc homenageia os 50 anos da Fecoagro em sessão proposta pelo deputado Antídio Lunelli

Redação

Com auditório lotado, Fabio Botelho se filia ao Podemos em evento na Alesc

Redação

Alesc encerra ciclo de seminários “Legislativo em Ação”

Redação