Blog do Prisco
Manchete

Rio Negrinho é destaque no combate ao Covid-19

No balanço feito na metade do mês de outubro, Rio Negrinho se firma cada vez mais como uma das cidades catarinenses que melhor enfrentou a questão da pandemia do Covid-19. As medidas foram desde a economia com salários do prefeito, vices, secretários e comissionados para disponibilizar mais recursos para a saúde, para a implantação de barreiras sanitárias nos acessos à cidade.
Desde o início da pandemia, quatro pessoas morreram vítimas das doenças provocadas pelo vírus. Mas o total de infectados desde março não passou de 544, sendo que 537 foram totalmente recuperados. No momento, apenas três pessoas estão sendo tratadas na cidade.
O prefeito Julio Ronconi (PSDB) aponta também o equilíbrio nas decisões de fechamento e abertura gradual do comércio, tomadas pelo poder público, mas com participação de lideranças empresariais e dos trabalhadores. A criação da Central da Covid-19 também ajudou no rápido encaminhamento de casos com maior gravidade. A criação do centro de Triagem no Pavilhão dos Imigrantes foi apontada pelos especialistas como fundamental, pois tirou os pacientes suspeito dos postos de saúde e do hospital, diminuindo os riscos de contágio.
A compra de mais de 80 mil máscaras de tecido fabricadas por habitantes da cidade permitiu que fossem distribuídas duas delas para cada morador, o que certamente contribuiu para o baixo índice de contágio. Aquisição de milhares de testes rápido, a criação do comitê de crise econômica e a implantação da plataforma online para aulas remotas foram medidas complementares colocadas em prática pela prefeitura, que estão ajudando a população a enfrentar os problemas que vieram junto com a pandemia.