Blog do Prisco
Coluna do dia

Rir ou chorar?

Rir ou chorar?

O colunista está em dúvida se o “espanto” de alguns ícones da economia do Sul do mundo, como Henrique Meirelles (ex-ministro de Lula), Armínio Fraga (ex-presidente do Banco Central de FHC) e Elena Landau (responsável pelo programa econômico de Simone Tebet), depois das primeiras declarações do ex-mito petista sobre a economia é para rir ou para chorar.
O futuro chefe vermelho da nação deu declarações deixando muito claro que  aumentará os gastos públicos (novidade para alguém?) A Bolsa de Valores derreteu, despencando quase 4% e dólar disparou. Já subiu cerca de 50 centavos em 48 horas.
Ainda no começo da campanha eleitoral, registramos, neste espaço, que o petista dava declarações dúbias, sobretudo na seara econômica. Ora pra agradar os extremistas canhotos, ora para sinalizar ao mercado, cuja riqueza gera empregos e renda, o único caminho conhecido, eficiente e seguro para tirar pessoas da pobreza.

Mão Santa

No mesmo texto, deixamos no ar a dúvida: para qual dos lados Lula da Silva estaria mentindo? As reações ácidas do trio citado acima, tripé aliás, que presta serviços prestimosos à esquerda há décadas, pode sugerir que esta turma, que faz pontes com o chamado grupo da Faria Lima, acreditou nos acenos do petista. O ex-senador Mão Santa já advertia, lá atrás: “O PT quando não está roubando, está mentindo. E quando não está mentindo, está roubando.”

Ah tá

Difícil acreditar que economistas e investidores tão experientes tenham simplesmente sido “enganados” . Eles podem ter muitos predicativos, bons e ruins, mas não há ingênuos neste jogo. De qualquer forma, parece que já tem gente boa arrependida ante a arriscadíssima aposta que foi feita. O deboche é livre. E o choro, também.

Estilo pessoal

Já o presidente eleito não riu e nem chorou. Debochou. Quem não lembrava como era, é bom já ir se acostumando. “O mercado fica nervosinho à toa.”

FRASES

“O Lula estava fechado, não dizia nada, não queria desagradar ninguém. Hoje começou a falar, começou a sinalizar uma direção à Dilma (…) Estou mais pessimista, não tenha dúvida. Só posso dizer uma coisa a vocês: boa sorte” (Henrique Meirelles)

“Achar trágica a fala do Lula hoje é dever cívico”. Elena Landau

“Nunca vi um mercado tão sensível quanto o nosso.” Lula

CENSURA

A nota assinada pelos comandantes das três forças armadas federais do Brasil, divulgada na sexta-feira, sobre o delicadíssimo momento que o país atravessa. Impecável, o posicionamento lembra às instituições (que são compostas por pessoas) que a Constituição Federal assegura o direito de manifestações pacíficas e de posturas críticas em relação aos poderes públicos. A nota também alerta que a mesma Carta Magna assegura o direito de ir e vir das pessoas. Recados para todos os lados. O mais forte, no entanto, tem endereço claro: Alexandre de Moraes.

Alô, Xandão

Segue um parágrafo do texto. “Nesse aspecto, ao regulamentar disposições do texto constitucional, por meio da Lei nº 14.197, de 1º de setembro de 2021, o Parlamento Brasileiro foi bastante claro ao estabelecer que: “Não constitui crime […] a manifestação crítica aos poderes constitucionais nem a atividade jornalística ou a reivindicação de direitos e garantias constitucionais, por meio de passeatas, de reuniões, de greves, de aglomerações ou de qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais”.