Blog do Prisco
Notícias Últimas

11º SBSBL reúne mais de 900 pessoas em Chapecó

Evento promovido pelo Nucleovet ocorreu nesta semana e congregou especialistas que debateram tendências, inovações e o futuro do setor de bovinocultura de leite

Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), encerrou sua 11ª edição na quinta-feira (10), com participação de mais de 900 pessoas entre o simpósio e a feira. Palco de relevantes debates no setor, o evento contou com uma programação de três dias e reuniu, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC), especialistas que debateram tendências, inovações e o futuro do setor. Concomitantemente, ocorreu a 6ª Brasil Sul Milk Fair. O evento também teve uma novidade: o 1º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte.

O presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, afirmou que o 11º SBSBL foi um sucesso. “Conseguimos promover uma experiência muito positiva e esperamos poder continuar evoluindo e entregando cada vez mais, tanto para o público quanto para os patrocinadores”, frisou. Lucas destacou também que nesta edição o Simpósio voltou a ser realizado no formato presencial, promovendo conexão entre os profissionais envolvidos na cadeia produtiva. “No ano passado, devido a pandemia, o evento foi online e esse formato cumpriu com seu propósito naquele momento, mas a magia e o valor gerado no contato humano, presencialmente, é insubstituível”.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

            Na programação, o SBSBL trouxe renomados profissionais para debater saúde, produção, fertilidade, produção de volumosos, gestão e sucessão familiar. O presidente da comissão científica, Airton Vanderlinde, frisou que os conteúdos acompanharam a evolução do setor e as novas perspectivas do mercado. “Trouxemos uma programação de qualidade, com palestrantes conceituados, sempre pensando em proporcionar o debate de temas atuais, com uma abordagem pragmática de assuntos do dia a dia, que tenham aplicabilidade prática e possam ser levados diretamente para o campo”, destacou.

6ª BRASIL SUL MILK FAIR

Mais de 20 empresas participaram da 6ª Brasil Sul Milk Fair, evento que aconteceu em paralelo ao 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite. A feira apresentou produtos, serviços e tecnologias que impulsionam a bovinocultura leiteira. Os expositores foram empresas das áreas de aditivos nutricionais, tecnológicos, sensoriais e zootécnicos; insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes; nutrição: alimentos balanceados, núcleos, premixes vitamínicos/minerais e ingredientes; saúde animal: vacinas, terapêuticos, profiláticos e melhores de desempenho; distribuidores do setor, além de instituições de ensino e imprensa especializada.

PRÉ-EVENTO

A novidade deste ano foi a realização do 1° Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte, pré-evento do 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL). O Fórum abordou perspectivas, desafios e tendências do mercado de carne. A programação contou com quatro palestras que debateram cenário de mercado e perspectivas da carne bovina, pecuária de corte catarinense, como melhorar a eficiência reprodutiva nos sistemas de cria e Beef on Dairy.

DOAÇÃO

A cada simpósio, o Nucleovet doa parte do valor das inscrições pagas para entidades locais. Nesta edição do SBSBL, o Laboratório de Patologia Veterinária do Instituto Federal Catarinense do campus de Concórdia foi contemplado com a doação de R$ 10 mil. O Laboratório realiza necropsias e exames histopatológicos em animais domésticos, proporciona suporte de diagnóstico a médicos veterinários, auxilia no controle e na prevenção das doenças e, consequentemente, na maior rentabilidade do sistema de produção animal.

APOIO

O 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite teve apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).