Blog do Prisco
Image default
Notícias

Roberto Amaral lança mais um livro: Liderança nos Parques Científicos e Tecnológicos: o caso de SC e suas similitudes com a Catalunha

O lançamento aconteceu durante a apresentação de resultados 2018 do Orion Parque Tecnológico, na noite desta segunda-feira (10/12). O livro foi escrito pelo empresário e ex-presidente do Instituto Órion,  Roberto Amaral, doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

“Liderança nos Parques Científicos e Tecnológicos: o caso de Santa Catarina e suas similitudes com a Catalunha”. Esse é o título da obra escrita pelo doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Roberto Amaral.

Inovação. Atualmente uma das palavras mais ouvidas no mundo corporativo e empresarial. Não é mais segredo para ninguém que ideias inovadoras atualmente são aquelas que mais trazem resultados. A atualização constante, ou seja, novas maneiras para conduzir velhos problemas ou ainda, ideias nunca vistas, têm sido responsáveis por grandes transformações e resultados positivos nos mais variados setores. Parques Científicos e Tecnológicos no mundo todo estão sendo verdadeiras fábricas de oportunidades e mais que isso, de boas ideias para construção de uma sociedade melhor.

O tema é extremamente importante para Lages e a região Serrana, haja vista que o município hoje é a sede do Orion Parque Tecnológico. A estrutura traz conceitos que buscam aproveitar ao máximo os recursos disponíveis para que possa funcionar. Um parque tecnológico consiste na concentração de serviços e equipamentos inteligentes, sustentáveis e de uso comum. “Uma estrutura dessas apenas contribui para o desenvolvimento de uma região. Essa é a tendência dos grandes centros. Trata-se de um espaço que busca incrementar a riqueza de sua comunidade, promovendo uma cultura permanente de inovação e de competitividade entre empresas e instituições geradoras do conhecimento”, explica o autor do livro.

O livro surgiu da tese de Doutorado defendida pelo autor. “Eu sempre batalhei por esse parque em nossa cidade. Tive a oportunidade de conhecer os maiores parques do mundo, busquei em minha pesquisa uma nova ótica sobre o tema. A liderança dentro desses espaços que são tão democráticos e criativos”, comenta Amaral. “Foi uma pesquisa profunda sobre Ecossistemas Inovadores, seu funcionamento e sua liderança. Fiz uma ligação com a Catalunha que é um dos maiores centros de inovação do mundo”, completa.

O doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento descreve um Ecossistema Inovador. “É uma contribuição entre Governos, Universidades e indústrias que trazem uma visão coletiva e articuladora de um conjunto de ações para a prosperidade da comunidade. Uma sociedade mais inteligente é aquela onde o cidadão tem educação, cultura, lazer e saúde integrados e em harmonia. Construir isso é preciso responsabilidade, criatividade e, principalmente, um espírito inovador, além de liderança sobre o que será construído”, enfatiza Amaral. O autor foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Instituto Orion entre 2011 e 2018.

Texto: Ioton Neto – Assessoria de Imprensa – Fotos: Loreno Siega 

Posts relacionados

Benedet cobra manutenção na Serra do Rio do Rastro

Autor

MST firma acordo para desocupar fazenda em Monte Castelo

Autor

O DESABAFO PRESIDENCIAL – RÁDIO ELDORADO – 07/07/2015

Autor