Blog do Prisco
Coluna do dia

Salvaros na berlinda

Nesta quarta, o TRE vai julgar o recurso da coligação liderada por Márcio Búrigo, que pede o indeferimento da candidatura de Clésio Salvaro. O promotor do caso já se manifestou e recomendou que o tribunal não conceda o registro ao candidato tucano. Se os magistrados seguirem o raciocínio do Ministério Público, Clésio pode ter que recorrer ao TSE, por meio de uma liminar, para poder continuar no páreo.

Seria uma fragilidade e tanto, aumentando, ainda, a insegurança jurídica em Criciúma. Na quarta-feira, também fará uma semana que o primo de Clésio, deputado Cleiton Salvaro, renunciou à candidatura, deixando 10 partidos na estrada. Pode ter se precipitado. Se havia dois Salvaros na disputa, agora o cenário aponta para o risco de que talvez possa não haver nenhum lá no dia 2 de outubro.

A estratégia dos Salvaro foi arriscada e pode alterar significativamente o cenário em favor do atual alcaide, Márcio Búrigo, candidato à reeleição. Criciúma até aqui, é a cidade onde a disputa está mais, digamos, animada. A conferir!

 

PMDB em Lages

A comitiva peemedebista liderada pelo presidente estadual, Mauro Mariani, participou de roteiro pela serra catarinense, no último sábado. Em Lages, levou apoio aos candidatos a prefeito Roberto Amaral (PSDB), e vice Hampel (PMDB), durante caminhada e comício a céu aberto, com a participação de mais de 5 mil pessoas.  Ao lado do ex-governador Casildo Maldaner, Mariani destacou as parcerias conquistadas no município, nos últimos quatro anos com o governo federal. A cidade recebeu R$ 126 milhões em recursos. “Uma parceria que deve continuar com a proximidade da bancada do PMDB de SC com o presidente Michel Temer”, garantiu o deputado Mauro Mariani.

 

Histórico notável

Aliás, é impressionante o apetite eleitoral do ex-governador Casildo Maldaner. Mesmo não sendo candidato e com idade relativamente avançada (embora não transpareça), Maldaner está correndo o Estado inteiro coma caravana do PMDB. Ele e o deputado Federal Mauro Mariane, que preside a sigla têm marcado presença em todas as agendas partidárias. Com a morte de Luiz Henrique da Silveira, Casildo Maldaner constitui-se hoje na principal liderança peemedebista de Santa Catarina.

 

Bauer e Pavan

Em roteiro de apoio a candidatos do PSDB, o senador Paulo Bauer esteve em Piçarras, Penha, Navegantes, Camboriú, Indaial, Timbó e Rodeio na última sexta-feira. Fechou o fim de semana no sábado com duas longas caminhadas em Itajaí e Balneário Camboriú. Voltou impressionado com a resposta altamente positiva às candidatura da vereadora Anna Carolina e do deputado estadual Leonel Pavan, respectivamente.

 

Entrosamento

Pavan e Bauer, por sinal, demonstraram forte entrosamento na busca pelos votos do Bairro das Nações. Quem viu, até pensou que ambos estavam na mesma chapa, tamanho o entusiasmo conjunto.

 

Sem discussão

O STF não aceitou as ações que questionam o fatiamento do julgamento de Dilma Rousseff no Senado. Em linhas gerais, a ideia é evitar polêmica e também a possibilidade de desautorizar o ex-presidente da corte, Ricardo Lewandowski.

 

Segundo turno

Na Capital, já começam os movimentos com vistas ao provável segundo turno entre Gean Loureiro e Angela Amin. Enquanto a ex-prefeita vai tentar atrair o apoio de Murilo Flores, o deputado estadual está de olho na força de Angela Albino.