Blog do Prisco
Destaques

Saretta critica cortes na saúde

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Neodi Saretta, voltou a falar da necessidade de um aumento de recursos para a área da saúde. Segundo ele, isso é essencial para diminuir as filas de espera por procedimentos, já que elas têm ficado mais longas e com espera por atendimento ainda maior.

O parlamentar criticou a PEC 95, que limita por 20 anos os gastos públicos, em vigor desde 2018, e citou que, em 2017, o Governo Federal investiu 15.77% do orçamento na área da saúde. Em 2019, o investimento em saúde caiu para 13.54%. “São R$ 20 bilhões a menos aplicados em saúde e, é claro, as filas para procedimentos aumentaram”, disse o deputado.

Saretta relembrou ainda que, em Santa Catarina, o limite com os gastos na área da saúde havia aumentado de 12% para 15%. Porém, a proposta foi derrubada, em 2019, através de ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) pelo Governador do Estado, voltando ao patamar anterior. “Se os governos não pensarem em rever os seus orçamentos e se a união não pensar, seriamente, em aumentar o orçamento na área da saúde, os nossos discursos serão cada vez maiores, no sentido de atender o clamor da população, pois as filas tenderão a aumentar”.

Ainda em relação a Santa Catarina, Saretta disse que o Governador precisa ver com mais atenção as filas de espera que, inclusive, estão afetando os pacientes com câncer que aguardam por atendimento. “Esperamos que, de alguma forma ou de outra o governo possa encontrar uma solução para aliviar a angústia dos pacientes que estão na fila de espera em Santa Catarina”.

O deputado Neodi Saretta, que é presidente da Comissão de Saúde, voltou a cobrar do governo uma solução para diminuir as filas por procedimentos. Ele destacou a necessidade de mais recursos na área da saúde.

“Esperamos que, de alguma forma ou de outra o governo possa encontrar uma solução para aliviar a angústia dos pacientes que estão na fila de espera em Santa Catarina”, disse Saretta.

Posts relacionados

Bancada mobilizada por recursos contra cheias

Autor

Palocci indiciado pela Polícia Federal

Autor

Assassinado delegado que abriu inquérito para investigar morte de Teori

Autor