Blog do Prisco
Notícias

SC e outros nove estados apresentam propostas para novo ministro

Secretários de Agricultura de 10 estados e do Distrito Federal estiveram reunidos  com o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (E). O primeiro encontro com o novo ministro teve o objetivo de criar um canal de comunicação direto onde os secretários possam contribuir com propostas para o desenvolvimento do setor agrícola. “É preciso também que vocês nos cobrem frequentemente. Se não, não funciona”, enfatizou o ministro, que pretende intensificar a relação com os governos estaduais.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa (em pé), uma das maiores preocupações está voltada à agricultura familiar. A área não deve ter apenas enfoque social, mas também produtivo – o que seria uma atribuição do Ministério da Agricultura. O entendimento é que a fusão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) pode prejudicar a agricultura familiar já que todas as políticas agora estão no Ministério da Agricultura (Mapa). “Em Santa Catarina, 90% de todos os agricultores são da agricultura familiar, são eles que fazem do nosso estado um dos maiores produtores de alimentos do país”, enfatiza.

O secretário catarinense, junto com os representantes do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul também entregaram um documento com sugestões para aprimorar a estrutura e as políticas públicas voltadas para o setor agropecuário. Entre elas o fortalecimento dos serviços de defesa sanitária, assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária com uma maior participação do Governo Federal nos financiamentos dessas políticas executadas pelos Estados.

Foto>divulgação