Blog do Prisco
Destaques

SC não vai privatizar após acordo da dívida

Pelo menos cinco Estados, entre eles três dos quatro maiores, já manifestaram interesse em privatizar empresas estatais. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Espírito Santo pretendem se desfazer de companhias com o suporte do BNDES. Ativos de empresas de água e esgoto, energia e gás, já estão sendo analisados. Os valores de mercado delas estão sendo atualizados. A possibilidade de ingresso nesse programa faz parte do projeto de renegociação das dívidas estaduais com a União, firmado na primeira quinzena do mês e que deu um belo fôlego às unidades federadas.

As privatizações, desde que feitas de forma a não trazer prejuízos ao erário e aos contribuintes, trazem embutidas dois benefícios imediatos: a redução da onerosa e corrupta máquina estatal e o ingresso de recursos para os combalidos caixas dos Estados.

Vale lembrar que Santa Catarina, que tem as contas equilibradas, não privatizará absolutamente nada na gestão Raimundo Colombo. Pelo menos é o que garantem fontes muito próximas ao líder lageano. Nem Casan, nem Celesc, nem SC-Gás! O governador também tem reiterado que não aumentará impostos, em que pese a mais grave crise econômica da história.

Foto>divulgação