Blog do Prisco
Artigos

DESAFIOS PARA OS ESTADOS DO SUL

Durante longo período, as políticas públicas de desenvolvimento regional no Brasil, foram relegadas a segundo plano em detrimento do foco em questões centralizadas da federação como a estabilidade macroeconômica, o controle do déficit público, equilíbrio no balanço de pagamentos, entre outros. Em bom tempo, não só no Brasil, mas também em diversos países, sobretudo da Europa, houve a reemergência da política regional como importante instrumento de inserção competitiva e desenvolvimento sustentável.

 Neste contexto, o parlamento tem muito a contribuir. Afim de viabilizar projetos de interesse de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi criado o Parlasul, entidade que reúne parlamentares dos quatro estados do Sul do país, que se dedica a integração entre as unidades da federação. A interação e integração de ações entre parlamentares sulistas permitirá a formulação de políticas regionais que buscam não a divisão e competição entre os estados por recursos, mas o crescimento em conjunto, beneficiando a todos.

Assumi a presidência do Parlasul, substituindo profícua gestão do colega deputado gaúcho Ciro Simoni, e acredito que a hora é de união em torno do crescimento do país, buscando alternativas de desenvolvimento que permitam não somente que os estados cresçam, mas que o façam de forma integrada, visando o bem estar da população. O momento não poderia ser mais oportuno para que o Parlasul amplie suas atividades, buscando alguns objetivos ha longo tempo discutidos, mas ainda não implantados: criação de free-shops em cidades de fronteira, adequação da infraestrutura, compatibilização tributária e integração ferroviária.

Os desafios são consideráveis, porém a população do sul merece o esforço de seus representantes para viabilizar projetos que somente podem ser feitos em conjunto, com base na experiência e potencialidades de cada um dos envolvidos. Essas iniciativas, levadas a cabo, podem tornar os estados do sul, já conhecidos por seu espírito empreendedor, dedicação ao trabalho e incansável busca por excelência, em exemplos ainda mais efetivos de um Brasil que esta dando certo.

Leonel Pavan – Deputado Estadual (PSDB/SC) e  presidente do Parlasul.

 

Pavan