Blog do Prisco
Notícias Últimas

‘Se preocupe, se importe, se interesse por política’: livro é importante contribuição para entender e praticar a cidadania

Obra reforça a importância da política em favor de uma sociedade mais justa

Contribuir para a conscientização política e a formação da cidadania é a proposta do livro Se preocupe, se importe, se interesse por política (Carbo Editora), com lançamento marcado para a próxima terça-feira (29/08), no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a partir de 18h. De autoria da socióloga e professora Adriane Nopes e do professor Maycon Cassimiro Oliveira, a obra é uma publicação com recursos da lei de incentivo à cultura da Fundação Franklin Cascaes (Prefeitura Municipal de Florianópolis) e apoio do Hotel Majestic.

“Quem não se interessa por política não se interessa pela própria vida. A política está em tudo que fazemos e dependemos dela para realizarmos nossos sonhos pessoais e sociais”, considera Adriane Nopes. “Vivemos numa época de rejeição à prática política, mas dependemos da política para construirmos uma sociedade mais justa”, alerta Oliveira, que completa: “quando não participamos da vida política, alguém fala e faz em nosso nome e nem sempre como queremos ou precisamos”.

Com ilustrações de Clóvis Lima e um texto com linguagem esclarecedor e acessível, o livro oferece informações sobre as origens da política, a história política brasileira, quais são e como funcionam os três poderes no Brasil, os direitos e deveres dos brasileiros – conforme a Constituição de 1988 – além de exercícios e dinâmicas de grupo para uso em sala de aula.

Segundo os autores, Se preocupe, se importe, se interesse por política é especialmente apropriado para alunos e alunas dos últimos anos do nível fundamental e para o nível médio. “Mas será de grande utilidade para qualquer pessoa interessada em conhecer sobre política ou ingressar na atividade”, esclarecem.

Lançamento

Data: 29 de agosto, terça-feira

Local: Hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Horário: 18h – 20h

Sobre os autores

Adriane Nopes é PhD em Sociologia Política (UFSC), com doutoramento ‘sanduíche’ no CES – Centro de Estudos Sociais, na Universidade de Coimbra/ Portugal. Licenciada em Ciências Sociais, mestra em Sociologia Política pela UFSC (2007), possui especialização em História Social (2005 – UDESC), além de extensão universitária em Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora. Foi professora no Centro Universitário Estácio de Sá/SC por 10 anos. Autora do livro “Memórias da Tradição: Praia dos Ingleses” (2013).

Maycon Cassimiro Oliveira é natural de Florianópolis (SC), professor de História, muito dedicado às questões comunitárias (notadamente as relativas ao esporte) e às ações de conscientização política – foi multiplicador da embaixada Politize, na capital catarinense. Graduado pela UFSC/ Uniasselvi, exerceu a vereança, como suplente, nas legislaturas de 2006, 2015 e 2018. É autor do livro “A história do futebol amador no norte da Ilha”.

Clóvis Lima é graduado em Artes Visuais pela Universidade Paulista, sendo quadrinista, chargista, caricaturista e ilustrador desde 1986, com muitas contribuições na imprensa sindical e veículos de comunicação do sul do Rio de Janeiro, onde reside, além de revistas e livros didáticos. Atuou em agências de publicidade e emissoras de TV, na produção, edição, roteiros e direção de vídeos.

Ficha Técnica

Obra: Se preocupe, se importe, se interesse por política

Autores: Adriane Nopes e Maycon Cassimiro Oliveira

Ilustrações e design: Clóvis Lima

Direção editorial: Carlos Stegemann

Revisão: Lu Zuê

Edição: Carbo Editora

Impressão: Impressul Indústria Gráfica