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Secom Federal reconhece importância da Mídia Regional em encontro com representantes da radiodifusão

Secom Federal reconhece importância da Mídia Regional em encontro com representantes da radiodifusão

Secretário recebeu comitiva em Brasília. Evento nacional sobre a Mídia Regional será realizado em Santa Catarina

O secretário Especial de Comunicação Social do Governo Federal, Fábio Wajngarten, recebeu nesta terça-feira (11), em Brasília, comitiva de representantes de entidades de Rádio e Televisão do país. Os dirigentes da radiodifusão apresentaram a defesa da Mídia Regional para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. O grupo foi liderado pelo empresário e ex-presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, hoje coordenador do G-Sul, grupo das entidades do Sul do Brasil, Marcello Corrêa Petrelli, que convidou o secretário a participar do 1º Encontro Nacional da Mídia Regional, programado para abril, em Florianópolis.
O senador Flávio Bolsonaro, que representou o presidente da República, Jair Bolsonaro no encontro, recebeu o convite para a abertura do evento em nome da presidência. O parlamentar também foi convidado, assim como o secretário adjunto da Secom, Samy Liberman e o secretário de Publicidade e Promoção, Glen Lopes Valente, que acompanhavam Wajngarten.
Participaram representantes de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O presidente da ACAERT, Silvano Silva, a presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão – Sert/SC, Ana Paula Melo e a diretora Comercial da ACAERT, Liza Rocha representaram Santa Catarina.
“Queremos criar um elo de ligação republicano e transparente entre a Secom e as entidades estaduais da radiodifusão. O brasileiro precisar estar mais informado sobre o que acontece no país”, destacou Marcello Petrelli. “É preciso criar um ambiente favorável que incentive mais investimentos no Brasil, divulgando o crescimento da economia, o aumento do PIB e da empregabilidade. Construir um estado de espírito. Neste sentido, nós podemos contribuir. Portanto, a mídia regional precisar ser reconhecida e conquistar seu espaço”.
De acordo com o secretário, um dos pilares da política de comunicação do governo federal é regionalização. “A Mídia Regional é protagonista para fazer essa política dar certo. Nas duas últimas reuniões ministeriais, eu falei que a informação é matéria-prima da comunicação. E se a gente não tiver um fluxo dessa informação, nós não temos nada. Em época de guerra de narrativas, isso é fundamental. Todos querem influenciar a opinião do brasileiro”, explicou. “Vamos ter uma informação de qualidade de tudo o que acontece aqui em Brasília. A gente gasta 80% do tempo para restaurar a verdade. Isso não pode continuar assim. A gente tem que inverter esse fato”.
“Eu sou uma testemunha do trabalho incansável que o Fábio (Wajngarten) vem fazendo para destravar muita coisa na Secom. A começar pelo orçamento que foi reduzido a um quinto pelo antecessor. Eu sempre defendi a mídia regional. Precisamos ver como operacionalizar essa descentralização. É uma preocupação do presidente”, defendeu o senador Flávio Bolsonaro. “A minha presença aqui é para reforçar que o presidente Bolsonaro tem a mesma visão de vocês. Ele os enxerga como empreendedores que geram emprego, que levam uma informação importante de qualidade até a ponta. Obrigado por tudo o que vocês têm feito pelo país”.
POSICIONAMENTO – O presidente da ACAERT, Silvano Silva, aproveitou a ocasião para entregar ao secretário da Secom um kit que destaca as ações da entidade. Como destaque, o Jeito Catarinense. “A campanha está deixando um legado para as crianças de Santa Catarina, mostrando o jeito certo de fazer as coisas. Entendemos que esse legado fica para as próximas gerações. O sucesso foi possível graças a força das emissoras de rádio e televisão”. Silvano também citou a campanha contra as fake news e o Pense Grande: Pense Rádio, Pense TV. Falou ainda sobre os posicionamentos da entidade, como a defesa da Reforma da Previdência, por exemplo, que será repetida do estado.
O primeiro 1º Encontro Nacional da Mídia Regional é uma iniciativa do G-Sul, grupo que representa a ACAERT, AGERT (RS) e AERP (PR) e os sindicatos das empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.